Feira italiana deve gerar mais de R$ 119 milhões para calçadistas brasileiras

Participação foi apoiada pelo Brazilian Footwear, programa realizado pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil

A feira italiana Micam Milano, considerada uma das mais importantes do mundo, recebeu 80 marcas brasileiras de calçados na centésima edição do evento. A participação verde-amarela teve o apoio do Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A mostra, ocorrida em Milão, aconteceu entre os dias 7 e 9 de setembro.

Relatório gerado pela Abicalçados aponta que, in loco, foram comercializados 433,2 mil pares de calçados, que geraram R$ 46 milhões (US$ 8,48 milhões) para as marcas brasileiras. Somando os negócios que foram alinhavados durante a feira, a expectativa é gerar a exportação de 1,28 milhão de pares e R$ 119,4 milhões (US$ 22 milhões). “Nesta edição, tivemos visitação expressiva de compradores de todos os continentes. Foram quase mil contatos de negócios ao longo da feira, sendo metade deles de novos. A Micam Milano é fundamental para a maior pulverização das exportações, não apenas mantendo, mas ampliando o leque de países atendidos pelo produto brasileiro”, avalia a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli.

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iversificação de mercados
Marcando presença na Micam Milano há dez anos, a Savelli ressalta a importância da feira na diversificação de mercados atendidos. A gerente de exportação da empresa, Bruna Pini, conta que há uma década a Savelli era dependente do mercado norte-americano. “Antes da Micam Milano, 65% das nossas exportações iam para os Estados Unidos. Hoje, esse número caiu para entre 20% e 22%”, conta. Segundo ela, com a participação no evento italiano, hoje já são mais de 50 mercados internacionais atendidos. “Na edição da feira, recebemos nossos principais clientes internacionais antigos e novos, com pedidos importantes”, informa.

Já a Calçados Beira Rio tem na Micam Milano a sua porta de entrada para a Europa, sem deixar de atender mercados relevantes da América Latina e Ásia. “A feira recebe compradores de todo o mundo e é o ponto de encontro, onde todo o setor vem para conhecer tendências e novidades. A participação foi bastante satisfatória para o posicionamento das marcas do grupo”, comemora Tiago Vicente, analista de Marketing Global da Calçados Beira Rio. Nesta edição, a gigante calçadista levou sua embaixadora e modelo internacional Alessandra Ambrósio para o evento.

Participando da Micam Milano para marcar um reposicionamento da marca no mercado internacional, em especial no europeu, a Killana saiu satisfeita com os negócios e contatos proporcionados. “Nesta edição, concretizamos a nossa estratégia de deixar o calçado com uma cara internacional, em um estande aberto e atrativo. Tivemos uma visitação importante e abrimos 12 novos clientes em mercados como da Alemanha, França, Ucrânia e Polônia”, conta o gerente de exportação da empresa, Geison Ferreira.

Além de negócios, a centésima edição da feira italiana contou com desfiles de produtos de marcas expositoras. No total, 15 marcas brasileiras foram selecionadas para as passarelas, algumas delas com mais de um produto. Participaram dos desfiles: Arezzo, Bottero, Camminare, Ferracini, Itapuã, Melissa, Opananken Antitensor, Pegada, Ramarim, Santa Lolla, Savelli, Schutz, Variettá, Vizzano e Voices Culture.

As 80 marcas brasileiras que participaram desta edição da Micam Milano, com o apoio do Brazilian Footwear, foram Actvitta, Adrun, Anatomic Prime, Anatomic Shoes, Andacco, Andine, Archetti, Arezzo, Azillê, Beira Rio, BR Sport, Camminare, Campesi, Capelli Rossi, Carrano, Cartago, Cecconello, Cocco Miami, Comfortflex, Cristófoli, Dakota, Degalls, Democrata, Dian Patris, Divalesi, Ferracini, Ferricelli, Grendene, Grendha, Guilhermina, Ipanema, Itapuã, Jorge Bischoff, Jotape, Killana, Kolosh, Kolway, Levecomfort, Leveterapia, LigthGel, Loucos & Santos, Luiza Barcelos, Luz da Lua, Madeira Brasil, Maithë, Melissa, Mini Melissa, Mississipi, Modare Ultraconforto, Moema, Moleca, Molekinha, Molekinho, New Face, Opananken Antitensor, Pegada, Petite Jolie, Piccadilly, Pink Cats, Ramarim, Renata Mello, Rider, Santa Lolla, Santinelli, Savelli, Schutz, Stéphanie Classic, Suzana Santos, Tabita, Usaflex, Valentina, Variettá, Verofatto, Vicenza, Villione, Vizzano, Voices Culture, Werner, Wirth e Zaxy.


 

 

 

 

Sobre a Abicalçados:
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quarta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 290 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. Saiba mais: abicalcados.com.br.

Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, cerca de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 128,3 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.