Iniciativas foram do Brazilan Footwear, programa de apoio às exportações mantido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil
A participação de 32 marcas brasileiras de calçados em duas feiras norte-americanas, promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deve gerar mais de R$ 30 milhões (US$ 5,47 milhões) em negócios. A expectativa soma negócios realizados in loco e que ficaram alinhados na Atlanta Shoe Market e na Magic Las Vegas.
Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, conta que o dado surpreendeu positivamente, principalmente em função da entrada em vigor da sobretaxa de 50% para produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. “Existe um movimento bastante positivo entre os compradores dos Estados Unidos, que se dizem dispostos a negociar o pagamento das tarifas extras para manter o fornecimento de calçados brasileiros”, avalia.
A primeira participação verde-amarela foi na Atlanta Shoe Market, entre os dias 9 e 11 de agosto. Lá, 22 marcas brasileiras comercializaram, in loco, 19,2 mil pares de calçados, que geraram R$ 3,34 milhões (US$ 609 mil). Somando os negócios que ficaram alinhavados no evento, os números saltaram para 148,64 mil pares e R$ 16,47 milhões (US$ 3 milhões). A feira gerou um total de 197 contatos com players dos mercados dos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, China, França, Austrália, México, Trinidad e Tobago, Panamá, Porto Rico e Jamaica. Participaram da mostra, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Arezzo, Awana Group, Bibi, Bottero, Cartago, Cocco Miami, GVD International, House of ZALO, Ipanema, Itapuã, Klin, Melissa e Mini Melissa, New Face, Pegada, Piccadilly, Pyramidis, Rider, Schutz, Usaflex, Vicenza e Zaxy.
O diretor da GVD, Wagner Kirsch, revela que a empresa foi para a feira com “expectativas reduzidas” em função do tarifaço, mas que o evento surpreendeu positivamente. “A feira se mostrou positiva. Durante os três dias, fechamos negócios e desenvolvemos novos contatos importantes, apesar de um mercado nervoso”, avalia. Segundo ele, os compradores norte-americanos se mostraram esperançosos com a resolução do conflito comercial.
Na sequência, entre os dias 18 e 20 de agosto, as calçadistas brasileiras participaram, em Las Vegas, da Magic Las Vegas. Com 12 marcas verde-amarelas, a feira comercializou, in loco, 20,3 mil pares por R$ 3,4 milhões (US$ 620 mil). Somando os negócios que ficaram alinhavados, os registros saltaram para 141,25 mil pares e R$ 13,5 milhões (US$ 2,47 milhões). No total, foram realizados 244 contatos com compradores dos Estados Unidos, Canadá, México, Guatemala, Honduras, Porto Rico, Panamá, Equador e Colômbia. Participaram da mostra, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Beira Rio, BR Sport, Carrano, Cocco Miami, Dress To, Klin, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho e Vizzano.
Camila Chamoun, gestora de Exportações da Klin, que participou das duas feiras, diz que as participações foram fundamentais para entender como está o mercado local e como funcionam as negociações nesse momento de incertezas. “Na feira, recebemos não somente compradores dos Estados Unidos, mas de outros países, além de associações que representam o varejo local. Trocamos informações importantes sobre o mercado, canais de vendas e negociações’, conta. Segundo ela, as perspectivas são “muito boas” e os compradores não falavam tanto dos impactos das tarifas, pois acreditam que será algo temporário.
Mercado
O mercado estadunidense consome, anualmente, mais de 2,6 bilhões de pares, quase todos importados. Atualmente, quase 30% das receitas geradas pelas exportações brasileiras de calçados são provenientes do mercado norte-americano. Nos sete primeiros meses do ano, os Estados Unidos foram o principal destino internacional do calçado brasileiro. No período, foram embarcados para lá 6,9 milhões de pares por US$ 134,9 milhões, incrementos de 15,3% em pares e de 7% em dólares na relação com o mesmo período do ano passado.
Sobre a Abicalçados:
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quarta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 290 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. Saiba mais: abicalcados.com.br.
Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, cerca de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 128,3 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.