Primeira edição da Missão Chile deve gerar mais de R$ 8 milhões

A Missão foi realizada em Santiago nos dias 23 e 24 de julho e contou com showroom de 23 marcas. 

A primeira edição da Missão Comercial ao Chile, realizada no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), surpreendeu positivamente. As 23 marcas participantes reportaram que os negócios gerados, somando os realizados in loco e os alinhavados no evento, devem gerar mais de R$ 8,3 milhões (US$ 1,507 milhão). A Missão foi realizada em Santiago nos dias 23 e 24 de julho e contou com showroom das marcas. 

Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, conta que, in loco, foram comercializados 9,5 mil pares de calçados, o que gerou imediatamente mais de R$ 1 milhão (US$ 187,4 mil). “Mas, o que mais surpreendeu foi a expectativa positiva de negócios que devem ocorrer nos próximos meses. As empresas participantes reportam que ficaram alinhavadas vendas de mais 89 mil pares”, conta. “O primeiro evento foi muito bem recebido pelos compradores chilenos, todos destacaram a qualidade do produtos brasileiro como um diferencial e solicitaram para seguirmos trazendo novidades por meio de eventos no mercado, pois entendem o Brasil como um potencial fornecedor, pela qualidade e facilidade logística, já que está geograficamente mais próximo do que fornecedores de outros países, como os asiáticos, por exemplo”, conclui. 

Mercado-alvo do Brazilian Footwear, o Chile foi o oitavo principal destino do calçado brasileiro no ano passado, com potencial de crescimento devido à sua situação econômica - nos primeiros quatro meses de 2025, o varejo local de calçados cresceu mais de 10% em relação a 2024, enquanto as importações aumentaram 21%. 

Expositores satisfeitos
Schirley Booz Sá, gerente de exportação da Aya Calçados, destaca a assertividade da ação que gerou negócios para a marca já na sua primeira edição. “Superou as nossas expectativas. Fazia um tempo que não vínhamos ao Chile e aqui pude encontrar compradores conhecidos e novos. Tivemos uma ótima aceitação do nosso produto e sentimos que existe uma vontade por parte dos compradores locais de substituir as importações da China após experiências não muito positivas com relação a atrasos nas entregas”, ressalta. 

O gerente de exportação da Opananken, Leandro Moscardini, conta que o mercado chileno sempre foi um dos principais para a marca, tendo perdido força após a pandemia de 2019. “Já fazia um tempo que vínhamos tentando entender o que estava acontecendo. A Missão, além de realizar negócios, nos ajudou a entender esse momento. Também conseguimos um novo distribuidor local. As expectativas do trabalho são muito positivas”, diz. 

Participaram da Missão, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas 365 Soft, Actvitta, Adrun, Bebecê, Beira Rio, Br Sport, By Cool, Democrata, Dumond, Itweens, Lightgel, Macboot, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Novopé, Opananken, Santa Flor, Smidt Shoes, Solis Brasil, Usaflex e Vizzano. 

 

 

Sobre a Abicalçados:
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é a entidade que representa a indústria nacional, quarta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 290 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados. Saiba mais: abicalcados.com.br

Sobre Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, cerca de 300 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$ 128,3 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados.   Conheça: brazilianfootwear.com.br | abicalcados.com.br/brazilian-footwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br