Sustentabilidade na indústria calçadista é destaque em encontro da ApexBrasil

Abicalçados participou de evento ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do presidente da ApexBrasil Jorge Viana

 

A sustentabilidade da maior indústria de calçados do Ocidente foi destaque durante o Encontro Nacional da Indústria e Serviços realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) no último dia 5 de março. Na oportunidade, o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, participou do painel “Perspectivas dos Complexos setoriais de Indústria e Serviços no contexto da Nova Política Industrial”. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo/SP, e contou com as presenças do vice-presidente e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin, do presidente da ApexBrasil Jorge Viana, representantes de entidades e autoridades da indústria.

No encontro, Ferreira destacou que existe um tripé necessário para a ampliação e a qualificação da indústria de calçados no Brasil. O primeiro é a competitividade, com uma indústria que tenha menores custos produtivos; O segundo ponto é a promoção comercial no exterior, que se dá sobretudo com o fortalecimento da ApexBrasil e consequentemente dos setores apoiados pela agência em iniciativas que visam ao incremento das exportações. Já o terceiro ponto é o desenvolvimento da própria indústria do portão para dentro da fábrica, com melhorias no processo produtivo em direção a uma maior produtividade e à sustentabilidade, conceito que hoje é fundamental como um diferencial de imagem perante o consumidor internacional.

Sustentabilidade
O dirigente calçadista falou também da importância da Nova Indústria Brasil (NIB), lançada recentemente pelo Governo Federal para reindustrializar o Brasil. “Além de auxiliar na industrialização brasileira, por meio do apoio com linhas de crédito, a NIB também estimula a sustentabilidade, prática pela qual o setor calçadista brasileiro é referência internacional”, disse. Segundo ele, uma pesquisa divulgada no Relatório Setorial da Indústria de Calçados do ano passado demonstra que o setor calçadista está caminhando a passos largos para uma produção cada vez mais sustentável. “A pesquisa mostra, por exemplo, que 95% das empresas respondentes possuem um trabalho de destinação ambientalmente adequada dos seus resíduos produtivos; 79% das indústrias executam controle das substâncias restritas; 74% da produção do setor está vinculada a empresas que realizam inventário de emissões de gases; e 62% das indústrias consomem energia elétrica 100% oriunda de fontes renováveis.

Para Ferreira, “certamente, a NIB, com sua meta de reduzir em 30% a emissão de carbono da indústria nacional, terá na indústria calçadista e no Origem Sustentável parceiros de primeira hora”. Única certificação de ESG para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo, o Origem Sustentável tem mais de 100 empresas de calçados e componentes certificadas ou em processo de certificação. Juntas, elas respondem por quase metade da produção nacional do setor.

BFSHOW
Durante o evento, Ferreira convidou Alckmin e Viana para a próxima edição da BFSHOW, feira de calçados que acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP, nos próximos dias 21 a 23 de maio.

O Encontro
Alinhado com as estratégias da ApexBrasil, o Encontro Nacional da Indústria e Serviços discutiu tendências, oportunidades e perspectivas para o futuro da indústria e dos serviços frente ao mercado externo, contribuindo para a nova industrialização do País, de modo sustentável, com inovação e responsabilidade social.