Abicalçados comemora 42 anos em abril

Entidade foi criada em 1983, inicialmente para representar a indústria gaúcha de calçados. A partir de 1990, tornou-se nacional

Legítima representante de um setor que conta com mais de 5 mil fábricas e emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas em todo o Brasil, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) comemora 42 anos de existência no dia 20 de abril. 

Criada em 1983, com o intuito de representar a indústria gaúcha de calçados e sob o nome de Adical, a entidade tornou-se nacional em 1993, quando passou a se chamar Abicalçados. “Essa ampliação de abrangência ocorreu em sinergia com as necessidades de representação da expansão da indústria para outros estados brasileiros”, conta o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira. 

Ao longo de sua história, a Abicalçados esteve do lado da indústria calçadista com o objetivo de auxiliar no seu desenvolvimento e pleitear condições favoráveis para a competitividade do setor, tanto no Brasil quanto no exterior. Nessa história, um dos destaques é a criação do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Por meio do programa, a Abicalçados apoiou - e apoia - a participação nacional em feiras internacionais, missões comerciais, traz compradores estrangeiros estratégicos para o Brasil, entre outras iniciativas. 

Outro ponto de destaque na história da entidade foi a criação do mecanismo antidumping aplicado contra o calçado chinês em 2010. A medida freou uma invasão de calçados chineses com preços subfaturados no mercado brasileiro. Atualmente, a sobretaxa é de US$ 10,22 por par e a Abicalçados luta para ampliar o mecanismo para Vietnã e Indonésia, que, comprovadamente, praticam dumping - quando o produto exportado tem preço abaixo do praticado no mercado interno, prática de comércio considerada desleal. 

Em 2013, outro passo importante. A Abicalçados, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), criou o Origem Sustentável. Único programa de certificação de práticas ESG voltado para empresas da cadeia produtiva do calçado, o Origem Sustentável tornou-se case internacional de sucesso por mostrar a sustentabilidade aplicada nos processos produtivos. 

A demanda antiga da indústria nacional de ter uma feira de calçados comandada pelas indústrias, com transparência e revertendo recursos financeiros para o desenvolvimento da atividade, saiu do papel em 2022, quando a Abicalçados criou a BFSHOW, hoje a maior feira calçadista da América Latina.

Segundo Ferreira, foram muitas as conquistas ao longo dessas mais de quatro décadas. “Conquistas que não seriam possíveis sem o associativismo da indústria em torno da Abicalçados, o que tornou a nossa indústria a principal produtora de calçados fora da Ásia”, conclui.

Abinforma
Outro aniversariante do mês de abril é o Abinforma. A revista eletrônica mensal oficial da Abicalçados chega ao 35º ano de publicação ininterrupta. “O Abinforma nasceu com o objetivo de condensar todas as atividades e projetos da Abicalçados e, hoje, é a principal fonte de informação setorial da indústria brasileira, com dados inéditos, entrevistas com profissionais do setor, notícias importantes do segmento e reportagens especiais”, conta a coordenadora de Comunicação da Abicalçados, Alice Rodrigues. 

Com associados que respondem por mais de 65% da produção nacional de calçados - de cerca de 900 milhões de pares por ano, a Abicalçados tem sede em Novo Hamburgo/RS.