Iniciativa acontece entre os dias 23 e 24 de julho, em Santiago
Mercado-alvo do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Chile recebe a primeira edição da sua Missão Comercial nos próximos dias 23 e 24 de julho. A iniciativa do programa prevê showroom de 23 marcas calçadistas em Santiago.
Carla Giordani, da área de Negócios da Abicalçados, destaca que, em 2024, o Chile foi o oitavo principal destino das exportações brasileiras de calçados (em valor). Segundo ela, nos quatro primeiros meses do ano, o varejo de vestuário, calçados e acessórios, em geral, cresceu 10,2% no país, em comparativo com o mesmo intervalo de 2024. O mesmo aconteceu com as importações totais do mercado, que no mesmo período cresceram 21% (em dólares). “A recuperação do setor de calçados no Chile tem sido impulsionada por vários fatores, entre os quais se destacam a reativação econômica, o aumento na demanda por produtos de qualidade e a crescente preferência pela moda, características que as empresas de calçados do Brasil têm para oferecer a este mercado”, comenta.
Participam da Missão, apoiadas pelo Brazilian Footwear, as marcas 365 Soft, Actvitta, Adrun, Bebecê, Beira Rio, Br Sport, By Cool, Democrata, Dumond, Itweens, Lightgel, Macboot, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Novopé, Opananken, Santa Flor, Smidt Shoes, Solis Brasil, Usaflex e Vizzano.
Sobre o Brazilian Footwear
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa visa aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Atualmente, mais de 305 empresas são atendidas pelo Programa, que no último ano gerou US$116,5 milhões para as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear. A participação é gratuita e os interessados devem entrar em contato com a Abicalçados. Conheça: www.abicalcados.com.br/brazilian-footwear.
Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes, que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, cerca de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também atêm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.