Sustentabilidade estará presente na BFSHOW, em São Paulo

Feira tem mais de 230 marcas confirmadas que representam 80% da produção nacional de calçados

 

Mais do que produtos sustentáveis, a indústria calçadista brasileira, em consonância com um movimento crescente em nível mundial, vem adotando práticas produtivas social e ambientalmente corretas. Atualmente, a quinta maior produtora de calçados do planeta, a maior fora da Ásia, vem se destacando como uma referência internacional de produção limpa e alinhada aos conceitos de ESG. Como não poderia ser diferente, entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP, o protagonismo do setor na área também estará exposto na 2ª edição da BFSHOW, a maior feira calçadista do Brasil.

Pesquisa divulgada no ano passado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) aponta que mais de 95% das empresas brasileiras do setor possuem um trabalho de destinação ambientalmente adequada dos seus resíduos produtivos; 79% das indústrias executam controle das substâncias restritas; e 62% das indústrias consomem energia elétrica 100% oriunda de fontes renováveis. “São dados que corroboram o intenso trabalho realizado para a adequação da produção de calçados à nova realidade de um consumo mais consciente e orientado para a sustentabilidade não somente ambiental, mas também social. Hoje, as pessoas querem saber o que estão consumindo, de onde vem o produto que está calçando, e as empresas que não estiverem adaptadas a esse novo mundo tendem a ter muitas dificuldades no mercado, principalmente internacional”, avalia o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira.

Na prática
Na BFSHOW, mostra que já contabiliza mais de 230 marcas de calçados que respondem por 80% da produção nacional do setor, estarão presentes 75% das indústrias de calçados certificadas no programa Origem Sustentável, única certificação de ESG para empresas da cadeia produtiva do calçado no mundo. Uma das empresas confirmadas na BFSHOW é a Tess, fabricante das marcas Kenner e Redley, que aposta na mostra calçadista para alavancar um ambicioso projeto de internacionalização. “Não queremos exportar preço, queremos exportar valor agregado para mercados exigentes e esses mercados exigem sustentabilidade, com consumidores querendo saber a origem da fabricação dos seus produtos”, avalia o CEO da empresa, Thomas Simon.

Entre os destaques da Tess está a sustentabilidade ambiental no seu processo produtivo. Com investimentos pesados em tecnologia e inovação, a Tess reduziu, de 2021 até 2023, em 50% o descarte de matéria-prima. Até 2026, a meta é reduzir mais 50%. “Outro ponto importante é o nosso produto. Desenvolvemos um calçado para durar mais de dez anos, sem exagero. Com isso, diminuímos o descarte de lixo”, destaca Simon.

Representando a sustentabilidade do segmento infantil de calçados, a Bibi também estará na BFSHOW. A empresa, certificada no Origem Sustentável, conta como um de seus pilares a preocupação com a sustentabilidade e criou metas e compromissos na área a serem alcançados até 2030. Estão entre os compromissos, alcançar 100% de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (Regulamento Nº 1907/2006 Parlamento Europeu) referente à toxicidade, reduzir em 20% a geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais, entre outros. “Acreditamos que, cada vez mais, os consumidores estão priorizando marcas com iniciativas que contribuam para a sociedade e o meio ambiente. Dessa forma, além de oferecer um produto de qualidade e que respeite o desenvolvimento feliz e saudável dos pequenos, somos uma companhia que visa diminuir os impactos das operações na natureza”, comenta a presidente da empresa, Andrea Kohlrausch.

A feira
Criada pela Abicalçados em parceria com a NürnbergMesse Brasil, a BFSHOW já é a maior feira calçadista brasileira em espaço ocupado, com centenas das principais marcas brasileiras de calçados, de todos os segmentos, portes e polos calçadista. A visitação é estimada em mais de 10 mil compradores e profissionais da atividade, tanto do Brasil como do mercado internacional. Na primeira edição da BFSHOW, ocorrida no Rio Grande do Sul, foram gerados, somente em negócios internacionais, mais de R$ 315 milhões. O credenciamento para a visitação está aberto no site www.bfshow.com.br.

 

 


Sobre a Abicalçados
A Abicalçados é a entidade que representa a indústria nacional, quinta maior produtora de calçados do mundo, a maior do Ocidente. Fundada em 1983, a Abicalçados, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas de todos os portes e que respondem por mais de 65% do total de pares produzidos no País. A entidade representa uma indústria que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. Sua missão é representar, defender, desenvolver e promover a indústria calçadista brasileira, com respeito, excelência e resultados.

Sobre a operadora
A NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, uma das 15 maiores empresas internacionais organizadoras de eventos do mundo. O portfólio do grupo possui mais de 120 feiras e congressos internacionais (14 deles no Brasil) e mais de 40 pavilhões. Anualmente, cerca de 30 mil expositores e mais de 1,5 milhão de visitantes participam dos eventos organizados pela NürnbergMesse, que está presente, por meio de suas subsidiárias, na China, Estados Unidos, Brasil, Grécia, Itália e Índia. O grupo ainda possui uma rede com cerca de 50 representantes, que operam em mais de 116 países.