Maior feira calçadista da América Latina aconteceu entre os dias 19 e 21 de maio, em São Paulo/SP
A 4ª edição da BFSHOW, maior feira calçadista da América Latina, reuniu 353 marcas brasileiras entre os dias 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, e ficou marcada pela concretização de negócios in loco. Expositores destacaram a efetividade da visitação recorde de mais de 12,3 mil compradores, sendo 1,2 mil deles de 60 países. O volume negociado será divulgado nos próximos dias. A mostra é realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e tem a organização da NürnbergMesse Brasil.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destacou que o evento demonstrou a força da produção nacional de calçados, a quarta maior do mundo e a maior do Ocidente. “O Brasil é uma grande vitrine mundial de calçados com design, inovação e sustentabilidade. A BFSHOW, onde tivemos empresas que respondem por mais de 70% de toda a produção nacional, foi uma demonstração muito clara disso. Os compradores, além de virem em número expressivo, efetivaram negócios”, comentou Ferreira, acrescentando que o “termômetro” apresentado na feira permite o otimismo do setor, que deve crescer mais de 2% em 2025, alcançando uma produção de mais de 940 milhões de pares de calçados.
Maior feira da América Latina
O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, comemorou o fato de a BFSHOW, em sua quarta edição, já ser a maior feira do setor na América Latina. “Com espaço 30% maior, a feira seguirá crescendo nos próximos anos”, comemorou. “Todos os expositores que conversamos estavam muito satisfeitos com a visitação nacional e internacional. O sentimento é de dever cumprido”, comemorou o CEO, ressaltando que a edição de novembro já teve 76% dos seus espaços comercializados.
Expositores
Participando de feiras comerciais há mais de 20 anos, o CEO da Polo Go (Nova Serrana/MG), Ricardo Campos, informou que a meta de vendas da empresa foi batida já no primeiro dia de evento, “Participo há muitos anos de feiras, em todos os estados, e essa feira foi a melhor em termos de negócios”, disse. Marca do grupo Ride, que cresceu quase 400% no primeiro quadrimestre, em faturamento, a Polo Go está confiante para o incremento das vendas em 2025
Mariana Thomasi, head de Receita da Linus, de São Paulo/SP, destacou a visitação qualificada de compradores nacionais e internacionais convidados para o evento. “Os contatos são muito qualificados e isso refletiu na feira. Estamos animados com a participação e certamente esse é o início de uma grande parceria, que ajudará o posicionamento da Linus no mercado B2B”, ressaltou Mariana, elogiando a grande visitação de importadores, principalmente da América Latina.
A Suzana Santos, de São João Batista/SC, também estava satisfeita com a participação na feira. “Tivemos ótimos resultados, com a coleção aprovada pelo mercado”, comemorou a diretora criativa e comercial da empresa, Suzana Santos. Segundo ela, a visitação internacional foi expressiva. “A BFSHOW não perde em nada para qualquer feira internacional na atração de compradores. Abrimos novos mercados para exportação em países do Oriente Médio, América Latina e Europa”, disse.
Compradores
A diretora da Loff Shoes, de Belo Horizonte/MG, Lorena Bertu, contou que encontrou, na feira, novos fornecedores de calçados premium. “A feira apresentou uma variedade importante de ‘achados’, calçados de couros de marcas menores e mais exclusivas. Saímos daqui com as compras totais para o nosso segundo semestre”, contou.
A gerente de compras da Nievecitas, do Equador, Camille Torres Jara, esteve pela terceira vez na BFSHOW. “Desde o início, trabalhamos com o calçado brasileiro porque tem um design diferenciado, tecnologia, tudo com muita qualidade. A feira tem uma organização excelente, com um mix de produtos interessantes. Estamos aumentando progressivamente o volume de compras do calçado brasileiro e nesta edição concretizamos cerca de 10% mais negócios que em maio passado”, afirmou.
A próxima edição da BFSHOW acontece entre os dias 10 e 12 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP. Já a edição de maio de 2026 acontecerá entre os dias 18 e 20, no mesmo local.