Fabricante das marcas Kenner e Redley recebe Origem Sustentável

Empresa recebeu certificação máxima (Diamante) com mais de 80% dos indicadores do programa contemplados

 

A Tess, indústria de calçados fabricante das marcas Kenner e Redley, recebeu, no último dia 26, a certificação nível máximo (Diamante) do Origem Sustentável. Na entrega, ocorrida na fábrica em Campina Grande/PB, o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira, enalteceu a conquista e o fortalecimento do setor calçadista nacional como uma referência mundial em sustentabilidade.

Na oportunidade, o CEO do grupo S2 Holding, proprietário da Tess, Thomas Simon, destacou o envolvimento dos colaboradores na conquista. “Para receber a certificação, tivemos uma dedicação enorme por parte da equipe, que compreendeu a importância do certificado para o grupo Tess”, disse. Segundo o gestor, a calçadista alcançou uma maturidade empresarial que permite projetos de médio e longo prazos, com foco em aspectos de governança corporativa e sustentabilidade.

Com projeto ambicioso de internacionalização das marcas próprias, a Tess enxerga na sustentabilidade, agora certificada, uma vantagem competitiva, especialmente diante da concorrência baseada no preço. “Não vamos exportar preço, vamos exportar valor agregado para mercados exigentes e esses mercados exigem sustentabilidade, com consumidores querendo saber a origem da fabricação dos seus produtos”, destacou Simon.

Apoio à internacionalização
Atuando nos pilares ambiental e social do conceito de ESG, a Tess mantém, desde o final do ano passado, um grupo de capacitação para jovens de 18 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o projeto, eles são treinados durante 90 dias por especialistas da empresa, sendo que 50% deles são incorporados ao trabalho na indústria após o processo. Na primeira turma, foram 50 alunos. A segunda turma, que iniciou as capacitações em março, tem cerca de 60 alunos.

Eficácia produtiva
Já no pilar ambiental, o destaque está no processo produtivo. Com investimentos pesados em tecnologia e inovação, a Tess reduziu, de 2021 até 2023, em 50% o descarte de matéria-prima. Até 2026, a meta é ambiciosa: reduzir mais 50%. “Outro ponto importante é o nosso produto. Desenvolvemos um calçado para durar mais de 10 anos, sem exagero. Com isso, diminuímos o descarte de lixo”, conta Simon. Também está em andamento uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para desenvolvimento de matérias-primas não derivadas de petróleo para a fabricação das sandálias Kenner e Redley.

A empresa
Com uma produção anual que deve chegar a mais de 8 milhões de pares de sandálias Kenner e Redley em 2024, o grupo Tess emprega, diretamente, mais de 3 mil pessoas em uma unidade fabril na Paraíba e escritórios de desenvolvimento e corporativo no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, respectivamente.

 

Origem Sustentável
Criado pela Abicalçados em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Atualmente mais de 100 empresas de calçados e componentes, que respondem por mais de 45% da produção nacional do setor estão certificadas ou em processo de certificação. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.

 

Foto: Ferreira; Célio Bilibiu, diretor Industrial e de Desenvolvimento; Simon; e Bianca Dória, diretora de Gente & Gestão da Tess.