Expo Riva Schuh deve gerar mais de US$ 32 milhões para calçadistas brasileiros

Expo Riva Schuh deve gerar mais de US$ 32 milhões para calçadistas brasileiros

A indústria calçadista brasileira iniciou 2023 com boas negociações no mercado internacional. A edição de inverno da Expo Riva Schuh, em Riva del Garda, na Itália, terminou com a comercialização de 680 mil pares, que geraram mais de US$ 9 milhões para as 57 marcas presentes na feira, que ocorreu entre 14 e 17 de janeiro. Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 2,15 milhões de pares e US$ 32,2 milhões. A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Durante os quatro dias do evento, 8,6 mil visitantes de mais de 100 países circularam pelos corredores da mostra. A delegação brasileira esteve entre as quatro maiores delegações de fora da Europa desta edição. Segundo a analista de Relacionamento da Abicalçados, Aline Maldaner, a presença verde-amarela foi recorde nesta edição. “Os brasileiros estão muito bem posicionados na Expo Riva Schuh, seguimos mantendo o espaço conquistado e estamos crescendo. Sabemos que, historicamente, temos mais sucesso nas edições de verão da feira em decorrência do nosso tipo de produto, mas pudemos observar resultados bastante aproximados ao da edição de junho de 2022 (verão), o que deixou a maioria dos expositores muito satisfeitos com a participação no evento, alguns deles, inclusive, falando de resultados melhores que o esperado."

Negócios
O diretor comercial da ADG Export (Dois Irmãos/RS), Fred Giteau, conta que a feira foi ótima com a consolidação de clientes e a abertura de novos. “Recebemos compradores de diversos países e conseguimos, pela primeira vez, avançar em um mercado que é muito difícil: o japonês. Fechamos pedidos de amostra para esse comprador do Japão e também para a Espanha, Itália, Polônia, Inglaterra e Estados Unidos. A expectativa de negócios está realmente muito boa”, destaca, ao dizer que o objetivo foi conquistado com sucesso.

Pela primeira vez na mostra, o Grupo Sugar Shoes (Picada Café/RS) finalizou a edição com fechamentos de pedidos e de amostras. “Queremos buscar a Europa, Oriente Médio e Ásia, e esse foi um primeiro passo com surpresas positivas. Tivemos pedidos fechados e de amostras com Israel, Singapura e Reino Unido”, afirma Mariana Martins, gerente de exportação do Grupo, ao confirmar que a empresa vai participar da edição de junho da mostra. “Para a visibilidade da marca nestes mercados é muito importante estar presente nestes eventos. Não teríamos abertos esses clientes se não tivéssemos participado.”

Voltando para a Expo Riva Schuh, a Sollu (Franca/SP) retorna ao Brasil com a certeza de que a aposta em participar foi acertada. “A feira ficou acima das nossas expectativas. Tivemos dois pedidos confirmados in loco, um deles com uma quantidade bastante expressiva para a empresa e muitos pedidos de amostra para países como Oriente Médio, Grécia, Israel, Bulgária, Inglaterra, Líbia e Bélgica”, comenta o gerente de exportação, Alessandro Oliveira, acrescentando que a empresa deve seguir expondo na próxima edição da Expo Riva Schuh, em junho.

Visitantes
A qualidade dos visitantes também foi destacada pela Pampili (Birigui/SP). “A feira recebeu compradores efetivos. Apesar de o movimento não ter sido tão intenso quanto o que estamos acostumados, todos estavam muito interessados em fazer negócios”, pontua Lismeire Santos, coordenadora de exportação da empresa, ao dizer que além dos agendamentos prévios, a calçadista abriu novos clientes em Portugal, Espanha e Itália. “Com essa edição da feira, já comercializamos 80% da quantidade de pares que havíamos planejado exportar neste primeiro semestre. Quantidade que já está 10% acima do que realizamos no primeiro semestre de 2022”, diz, ao ressaltar que a Pampili terminou o ano passado com recorde na exportação.

A quantidade de compradores que visitaram a feira foi superior em 7,5% em relação à edição anterior, conforme a organização. “Recebemos mais de 100 países. Grandes compradores internacionais vieram conhecer o que os mais importantes produtores de calçados do mundo estavam apresentando nesta que é uma grande vitrine”, salienta Gianpaola Pedretti, gerente geral da feira, ao dizer que a participação brasileira é muito importante. “Reunimos os maiores representantes da indústria calçadista mundial e o Brasil, como um dos maiores produtores, se destacou entre os expositores.”

Participaram da Expo Riva Schuh, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas ADG Export, Awana, Pyramidis, Usaflex, Carrano, Andacco, Beira Rio, Vizzano, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport, Madeira Brasil, Werner, Pegada, Capelli Rossi,    Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Democrata, Piccadilly, Anatomic & Co, Moema, Archetti, Anatomic Prime, Cartago, Grendha, Copacabana, Azaleia, Grendene Kids, Kidy, Suzana Santos, Renata Mello, Azillê, Pampili, Ramarim, Comfortflex, Levecomfort, Leveterapia, Adrun, Cecconello, Alex Senne, CCR Shoes, Boaonda, Bibi,    Dok, Dijean, Ortopé, Itapuã, New Face, Diversão, Street Star, Sollu, Ala, Zatz e Klin.


 

Sobre o Brazilian Footwear:
O Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a ApexBrasil. Este programa tem como objetivo aumentar a presença da indústria brasileira e de suas marcas no mercado internacional por meio de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a ApexBrasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasi. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça: https://apexbrasil.com.br.