A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promoveu, durante a 44ª edição da Couromoda, feira realizada em São Paulo/SP nos entre 15 e...
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promoveu, durante a 44ª edição da Couromoda, feira realizada em São Paulo/SP nos entre 15 e 18 de janeiro, mais uma edição do ciclo de palestras objetivas Talk Shoe. Nesta edição trazendo profissionais especializadas da ESPM-Sul, os encontros com industriais, varejistas e estudantes aconteceram nos dias 16 e 17, no Espaço Fórum Couromoda do Expo Center Norte.
O primeiro dia de palestras iniciou com a professora Adriana Galli Velho, que falou sobre “O Poder das Narrativas nas Marcas”, ressaltando a importância do storytelling na construção de marcas. Oriunda do cinema, a ferramenta segue a estrutura utilizada para a criação de filmes, contudo, mirando na cultura organizacional e objetivando contar a narrativa de negócios e produtos. “É importante que o cliente conheça a história por trás da empresa, isso humaniza a marca”, explicou Adriana. A especialista apresentou cases de sucesso dentro do conceito, entre eles a web série “Inside Chanel”, que conta a relação icônica e de heroísmo da designer Coco Chanel com a grife. Contudo, Adriana pontuou que o storytelling não se aplica apenas ao formato de vídeo, podendo ser utilizado também nas redes sociais, onde é possível contar, com um custo muito menor, histórias através de fotos que retratam o espírito e a identidade da marca. Finalizando, ela salientou que nenhuma história é igual a outra: “podem até copiar sua marca, seus produtos, mas ninguém conseguirá clonar a sua história”, concluiu.
Em seguida, a professora Ana Paula Costa articulou sobre “O ponto de venda e a experiência sensorial do cliente como fatores estratégicos”, destacando dicas e resoluções sobre as novidades em visual merchandising. Conforme a articulista, “a única coisa permanente é a mudança”. Ela destacou que, conforme uma pesquisa divulgada pela revista Exame, no últimos dez anos, o mundo mudou mais que nos 50 anos anteriores. “O consumidor recebe mais de 5 mil estímulos de propaganda por dia”, salientou, acrescentando que “é preciso ser muito assertivo para sobressair em meio à tanta concorrência”.
Ana Paula explicou que o PDV continua tendo uma importância fundamental, visto que, conforme a Nielsen Shoppen, é responsável por 70% das decisões de compra. A professora pontuou que é preciso se colocar no lugar do consumidor e avaliar a loja do ponto de vista dele, levando em consideração a música do ambiente, os cheiros, as texturas, as cores, entre outros fatores que trazem à tona sentimentos e a nostalgia das boas memórias. Encerrando a apresentação do conteúdo, a palestrante indicou: “quanto menos óbvia for a comunicação, maior a chance de conquistar o cliente”.
Finalizando o primeiro dia de Talk Shoe, entrou em cena o professor Lúcio de Carli, abordando o tema ‘Como conquistar mercados’. De acordo com Carli, a lógica do processo de conquista de mercado das empresas está errada: “não basta dizer que o produto é bom, é preciso demonstrar”. Ele destacou que a boa notícia em 2017 é que o consumo vai crescer. "Por isso, vencerá quem souber equacionar o investimento no produto certo com uma proposta de valor adequada", disse. Para o especialista, é um bom momento para observar e aguardar, implementado nas empresas, cada vez mais, a cultura do teste, que permite verificar se o mercado aceita ou não o produto. Carli atentou para importância de explorar novas possibilidades e levantou dados relacionados à exportação de calçados, salientando que 50% das vendas brasileiras para o exterior estão concentradas em apenas cinco países, sendo eles Estados Unidos, Argentina, França, Paraguai e Bolívia. “Precisamos buscar diversificar esses mercados”, concluiu.
Marketing
O segundo dia de Talk Shoe foi reservado às tendências em Marketing e Design Estratégico e o seu papel na Economia Criativa. O primeiro palestrante do dia foi o professor e diretor dos Programas de Pós-Graduação e Extensão da ESPM-Sul, Genaro Galli, que falou sobre o tema Marketing Trends 2017.
Segundo o especialista, a empresa que deseja sucesso, em qualquer ramo de atuação, deve pensar na atuação integrada entre o on-line e off-line, o chamado omni channel. Dentro deste contexto, o professor chamou atenção para a plataforma mobile, que tem crescido acima da média no comparativo com o ambiente digital em geral. “Hoje, o processo de compra, inevitavelmente, passa pelo mobile, nem que seja apenas para pesquisar os produtos”, disse. Outra tendência de Marketing apontada por Galli são as ações nas ruas, que cada vez mais têm conquistado os consumidores.
Na sequência, o professor Arthur Vasconcellos discorreu sobre a importância de oferecer experiências positivas para o consumidor, desde a pré-venda até o pós-venda, sempre levando em consideração os pontos de contato da marca com o mesmo. “Os consumidores estão indo aos pontos-de-venda com cada vez menos frequência e esse fato não é motivado apenas pela questão econômica, mas também pela falta de criatividade das marcas na geração de experiências de compra positivas”, avaliou.
Segundo Vasconcellos, “é preciso criar eventos que tornem a compra algo memorável”. Para que isso aconteça com efetividade, o profissional ressaltou que o primeiro passo é mapear os pontos de contato que a marca tem com o cliente em todos os níveis do processo de compra. “São pontos de contato tudo o que envolve a experiência entre marca e cliente, como site institucional, embalagem, provador, redes sociais, vendedores etc”, esclareceu. Agora, para que se crie uma experiência memorável é preciso oferecer uma gama cada vez maior de serviços, levando em consideração ações digitais, entretenimento, emoção, design, exibitécnica – visual merchandising – e inovação.
Design
Encerrando o ciclo de palestras, a professora Luciane Zorzo falou sobre o Design Estratégico aplicado à Economia Criativa. “Existe uma saturação de produto e é preciso investir em diferenciais para garantir a competitividade neste mercado, onde a empatia com o consumidor é cada vez mais importante”, explicou. Citando cases de sucesso, Luciane ressaltou que o Design é peça fundamental no processo de inovação, que dá origem à chamada Economia Criativa. Segundo a especialista, a criatividade é o combustível principal do sucesso empresarial. “Ideia é dinheiro e é preciso, cada vez mais, valorizar os profissionais pelas suas capacidades criativas e inovadoras”, disse.
O Ciclo de Palestras Objetivas – Talk Shoe foi uma promoção da Abicalçados que contou com os patrocínios da Couromoda, Francal Feiras e apoio da ESPM-Sul.