Notícias

Sustentabilidade na Prática desembarca em Nova Serrana/MG

O Encontro Sustentabilidade na Prática, que está percorrendo os principais polos calçadistas brasileiros, aconteceu no último dia 1º de agosto, durante a abertura oficial da 13ª Febrac, feira de máquinas e insumos para calçados realizada em Nova Serrana/MG. Na oportunidade, dirigentes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) e empresários do polo local destacaram a importância da sustentabilidade nos processos produtivos em toda a cadeia do calçado.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do evento de forma remota. Em vídeo enviado para a organização, o executivo destacou a importância da sustentabilidade e de se trazer o tema para o polo calçadista mineiro. “Eventos como este devem ser reconhecidos e sempre incentivados. A sustentabilidade é fundamental para o nosso planeta e a indústria deve fazer parte desse movimento. Fico feliz de estar ocorrendo em Nova Serrana, um dos municípios que mais cresce em Minas Gerais”, disse o governador, parabenizando as entidades realizadoras do Encontro. 

Na sequência, Aline Santos, gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, apresentou a certificação Origem Sustentável, a única do mundo a certificar processos produtivos em ESG para a cadeia do calçado. Segundo ela, é fundamental que todos os elos estejam interligados no movimento pela sustentabilidade, de forma a garantir que todos os processos e materiais envolvidos no processo de fabricação de um calçado sejam, de fato, sustentáveis. Levando em consideração as dimensões ambiental, econômica, social e cultural traduzidos em indicadores desenvolvidos em consonância com parâmetros internacionais de ESG, o Origem Sustentável conta com auditorias externas do SENAI, SGS, Intertek, Bureau Veritas e DNV. “Trata-se de um programa sério e abrangente, que além de auxiliar na preservação do meio ambiente e dos direitos humanos, traz ganhos de competitividade através da imagem junto a um consumidor mais exigente”, destacou Aline. 

Painel
O painel apresentado na sequência contou com mediação de Aline e do presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, que destacou a importância da certificação não somente de produtos, mas de processos produtivos efetivamente sustentáveis. “São inúmeras as vantagens competitivas de fabricantes sustentáveis, aqui e no mercado internacional. A Abicalçados recebe consultas semanais de compradores internacionais que buscam fornecedores de calçados que trabalham de acordo com conceitos de ESG. Neste ponto, o Origem Sustentável é uma ferramenta de ampliação da competitividade”, comentou. 

O presidente do Sindinova e da Lynd, fabricante do polo calçadista de Nova Serrana, Ronaldo Lacerda, corroborou a fala dos presentes, destacando que a sustentabilidade adotada por cada vez mais empresas do setor apontam para uma evolução da atividade, em sinergia com o momento atual e com a demanda dos consumidores. “Faz parte da evolução dos negócios a adoção de meios mais sustentáveis e eficientes de produção. É uma ação para o meio ambiente e para a sociedade”, frisou. 

Outro painelista era Atson Rodrigues Melo Bessas, diretor da Atta Solados, fornecedora de componentes do polo mineiro. Segundo ele, a empresa entendeu a importância da sustentabilidade em todos os seus pilares, não somente ambiental, mas também social e econômico. “Hoje, todas as empresas que querem se manter no mercado precisam pensar nisso, pensar a sustentabilidade em todos os seus pilares. Muitas pessoas ligam o conceito somente ao pilar ambiental, mas não é. E ela pode ser rentável, por meio da otimização e economia de recursos”, ressaltou.

O empresário e presidente da Randall Calçados, Pedro Gomes da Silva, destacou que a adoção de processos produtivos mais sustentáveis é primordial para a sobrevivência das empresas e que levar o evento para o polo foi uma ação importante e que terá reflexos relevantes no polo calçadista de Nova Serrana. “As empresas precisam, cada vez mais, agregar processos produtivos sustentáveis e um encontro como este, promovido pela Assintecal e pela Abicalçados, é de extrema importância”, disse.

São Paulo
O painel também foi realizado em Birigui/SP, na sede do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui (Sinbi) no último dia 26 de julho, com os empresários Carlos Mestriner (Klin), Maria Aparecida Mestriner Colli (Pampili), Ricardo Gracia (Kidy) e Marcus Rosaboni (JR Soluções), que destacaram seus cases de sustentabilidade. No próximo dia 25 de outubro o evento vai até Franca/SP, no Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca (Sindifranca). 

Febrac
Retornando após um hiato de três anos, a Feira de Máquinas e Componentes para Calçados (Febrac) acontece entre os dias 2 e 4 de agosto, em Nova Serrana/MG. A promoção do evento, que conta com mais de 70 fornecedores de máquinas e insumos para calçados é co Sindinova. Saiba mais no site www.febrac.com.br