Notícias

Setor calçadista volta os olhos para a 48ª Francal

O setor calçadista brasileiro volta os olhos – e as esperanças – para a 48ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal. Realizada entre os dias 26 e 29 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo/SP, a feira reunirá mais de 500 empresas de calçados brasileiras para o lançamento das coleções de primavera-verão.  
 
O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, ressalta a importância da principal feira de lançamentos de coleções de primavera-verão do Brasil. “Embora o momento econômico do Brasil não seja favorável para prognósticos positivos, especialmente no mercado doméstico, temos expectativas positivas para os negócios internacionais”, projeta o executivo, ressaltando que o dólar valorizado e a qualidade inerente ao calçado nacional devem ser motivo de sucesso nas vendas internacionais durante o evento. “A nossa expectativa positiva  para a Francal passa, essencialmente, pelo mercado externo. O Brasil é reconhecido internacionalmente pelas coleções de primavera-verão, justamente as que serão apresentadas na feira”, frisa Klein.
 
Retomada
O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, ressalta que a recuperação do setor passa pela Francal, por ser a feira que lança oficialmente as coleções para a maior temporada de vendas de calçados do Brasil. “Estamos bastante confiantes para mais esta edição, especialmente porque ela acontece num momento de retomada da confiança de fabricantes, investidores e consumidores”, comenta. Segundo Abdala, a economia brasileira deve, mesmo que de forma lenta e gradual, iniciar o processo de recuperação. “Ao mesmo tempo, as condições para exportação tendem a continuar favoráveis, de modo que os calçadistas terão novamente dois mercados fortes para atender”, projeta o dirigente.
 
Presença
A Abicalçados estará presente na Francal com ações de promoção comercial e de imagem, relacionamento e desenvolvimento.
 
Uma das iniciativas da entidade será o Projeto Comprador VIP, que nesta edição levará compradores da Colômbia – Grupo Cueros Velez e Mario Hernandéz – e da Rússia – Econika – para negociarem com os expositores do evento. Neste ano, repetindo o que foi realizado na Couromoda, a equipe da Abicalçados apoiará ainda  o Projeto Comprador da Apex-Brasil, que traz para o Brasil compradores do Grupo La Moda, da Rússia.
 
Além do Projeto Comprador VIP, a entidade promove mais uma edição do Projeto Imagem, que nesta edição trará jornalistas de importantes veículos setoriais internacionais: Serma (Argentina), CueroAmerica (Argentina), Global Fashion (Espanha), Style America (Colômbia), Ars Arpel  (Itália), FotoShoe (Itália), Moda Pelle (Itália) e Chausser  Magazine (França). Ambos os projetos são promovidos através do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
 
Informação
Com o objetivo de capacitar e desenvolver profissionais do setor calçadista, sejam eles do varejo ou da indústria, a Abicalçados promoverá mais uma edição do Talk Shoe. As palestras acontecem nos segundo e terceiro dias da feira, no Espaço Arena Verão.

A programação inicia às 14 horas do dia 27 com a palestra da professora Luciane Zorzo, da ESPM-Sul, que falará sobre “Design Estratégico aplicado à Economia Criativa”. Após, a partir das 15 horas, iniciam as palestras com os representantes de algumas das empresas vencedoras da 4ª edição do Prêmio Direções, entregue em abril passado. A primeira exposição será de Fernando Eduardo Muller, Designer da Usaflex, que irá falar sobre o case Usaflex Care Diabetes. Na sequência, às 16 horas, será a vez de Luciano Schiling, gestor Estratégico da Plugt, que irá falar sobre o case Plugt + Fiat, que deu origem ao Babuche Baby Uno.
 
No dia 28 o ciclo de palestras inicia com a apresentação do professor da ESPM-Sul, Artur Vasconcellos. O profissional falará sobre “Love Marks:  como construir marcas queridas que conquistam o coração dos consumidores” a partir das 14 horas. A partir das 15 horas inicia a exposição do case Insecta Shoes, de Bárbara Mattivy.  A última palestra do dia será de Ana Paula Costa, professora da ESPM-Sul, que falará sobre Marketing Experiencial partir das 16 horas.
 
No segundo dia da mostra (27) a Abicalçados promove a tradicional coletiva de imprensa. O encontro com jornalistas será no Palco Gerânio, ruas K/L com passarela 2, às 12 horas.