Foi instalado no dia 15 de março o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Rio Grande do Sul, que terá como desafio propor plano de desenvolvimento para o Estado. A cerimônia que deu início aos trabalhos foi realizada no Palácio Piratini, sede do Executivo estadual. A proposta é que o RS ingresse em um novo patamar de equidade social, equilíbrio regional e microrregional e de respeito ao meio ambiente. Os setores de couro e calçados estão representados por Raul Klein, empresário da área calçadista e também vice-presidente da Abicalçados. Conforme Klein, a câmara temática setorial está ainda em fase de instalação, e ainda não há previsão quanto às ações.
O CDES é um órgão de consulta e assessoramento do governador, composto por 90 conselheiros de diferentes segmentos da sociedade, além de 11 integrantes do Governo. Eles irão analisar, debater e propor diretrizes para promover o desenvolvimento econômico e social. "O Conselho terá um papel importante e fundamental no Estado. Será uma estrutura coletiva de consultoria superior do governador, apontando caminhos para a solução de importantes temas", explicou o governador Tarso Genro.
Novo Hamburgo sediou reunião do CDES
Com o objetivo de apresentar o CDES às entidades do setor coureiro calçadista, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV) recebeu, no dia 2 de março, o secretário-executivo Marcelo Danéris.
De acordo com o cronograma de trabalho, o início dos debates parte das câmaras temáticas, seguindo para o Conselho e, após, os resultados serão relatados à Secretaria de Desenvolvimento do Estado. Danéris falou sobre a importância das rodadas de diálogos setoriais, capazes de munir o Conselho através das necessidades dos segmentos produtivos.
A ACI sediará as reuniões para a discussão dos assuntos que forem considerados relevantes ao Conselho, através do integrante e representante do setor, Raul Klein, já pertencente à Câmara Temática do APL (Arranjo Produtivo Local) Couro e Calçado.