English  |  SpanishPágina Inicial  |  Mapa do Site  |  Busca    
     Abicalçados      Brazilian Footwear
Brazilian Footwear
 

A Abicalçados publica em seu site as notícias setoriais mais relevantes. As informações são produzidas pela Assessoria de Comunicação da entidade ou clipadas de fontes diversas.
Aumentar / Diminuir Fonte  Enviar por Email  Imprimir


08.04.2009
Seminário vai mostrar soluções ergonômicas para o setor coureiro-calçadista
 

Com base nas normas vigentes do Ministério do Trabalho e Emprego e na experiência de especialistas, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) realiza, em parceria com a Feevale, o Seminário sobre Ergonomia na Indústria de Calçados, no próximo dia 16, no campus 2 do Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo/RS. “O evento se propõe a ser um fórum de discussão para avaliar como o assunto está sendo tratado dentro das empresas”, assinalou Rogério Dreyer, diretor executivo da Abicalçados. “As normas têm por objetivo preservar a saúde do trabalhador assegurando também ganho de produtividade em benefício de todos”, sustentou.

No Grupo Herval, de Dois Irmãos/RS, esse conhecimento foi posto em prática. Na unidade de solados de PU, foi alternada a postura dos trabalhadores na jornada, que ficam ora em pé e ora sentados, ao mesmo tempo em que passaram a executar diversas funções, para evitar o esforço repetitivo. “A produtividade aumentou em 4,8%, o estoque diminuiu, enquanto o atendimento do fisioterapeuta foi reduzido de 7,5% para 1,5%”, justificou Eli Matusalem, gerente de produção da unidade. O custo-benefício do investimento em máquinas e equipamentos para essas modificações foi pago em menos de dois meses. Este exemplo será explicado detalhadamente no evento.

Conforme Jacinta Renner, coordenadora da pós-graduação em Saúde e Trabalho da Feevale, o seminário vai abordar experiências práticas, mostrando soluções para problemas ergonômicos, como forma de apresentar alternativas às situações mais freqüentes hoje. “Vamos mostrar o que já evoluiu neste assunto e as opções de solução para empresas de todos os portes”, sublinhou. Jacinta é doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia.

A preocupação da Abicalçados com esta questão não é recente. Em 1992, a entidade organizou uma pesquisa de abrangência nacional para avaliar a ergonomia nas empresas do setor calçadista.

Fórum – Propondo-se a servir como um fórum de discussão, o evento deve oportunizar o debate dos problemas e a busca de soluções de forma participativa e integrada. A partir das dificuldades identificadas, os participantes poderão avaliar e propor ações, que serão discutidas com as autoridades competentes. Haverá mesa-redonda (vide programação), com Paulo Antônio Oliveira (Médico, representante do Ministério do Trabalho e Emprego), Ingo Schwinn (arquiteto e engenheiro de segurança do trabalho, representando as empresas) e João Pires (representante dos trabalhadores). A mediação ficará sob a responsabilidade da professora Jacinta Renner e a coordenação será de Edson Garcez, consultor jurídico da Abicalçados.

O seminário é dirigido a empresários, profissionais das áreas de Recursos Humanos, Administração da Produção e Saúde e Segurança, trabalhadores da indústria e demais interessados. O investimento é de R$ 50,00 para estudantes da Feevale e associados da Abicalçados, sendo que estes terão direito a uma inscrição gratuita. Para os demais, o valor é R$ 100,00, sendo que todos os participantes receberão certificados. Inscrições e informações somente pelo e-mail elisabete@abicalcados.com.br.

Programação:
8:30 - Abertura 
9:00 - palestra Ergonomia e Indústria Calçadista (Paulo Oliveira)
9:45 - Mesa redonda "Ergonomia na Indústria Calçadista: problemas e soluções"
10:30 - Coffee Break  
10:45 - Continuação da mesa-redonda - debate com o público
12:00 - Intervalo para almoço  
13:00 - Case: Gestão integrada em Saúde e Segurança do Trabalho (Eli Matusalem/Herval)
14:00 - Palestra NTEP e FAP - Marcus Vinicius Netto
15:00 - Case: Medidas Preventivas e resultados - Renan de Souza
16:00 - Palestra "O papel da ergonomia no Planejamento Estratégico" (Aluisio Ávila)
17:00 - Encerramento  

ASCom Abicalçados



Ver todas as notícias