English  |  SpanishPágina Inicial  |  Mapa do Site  |  Busca    
     Abicalçados      Brazilian Footwear
Oficinas de Criação
 

A Abicalçados publica em seu site as notícias setoriais mais relevantes. As informações são produzidas pela Assessoria de Comunicação da entidade ou clipadas de fontes diversas.
Aumentar / Diminuir Fonte  Enviar por Email  Imprimir


15.02.2011
Mauricio Borges é indicado novo presidente da Apex-Brasil
 

Indicação está na edição de ontem do Diário Oficial da União
 
Especialista em direito comercial e internacional, Mauricio Borges foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para o cargo de presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) pelo período de quatro anos, nos termos da Lei nº 10.668, de 14 de maio de 2003. A indicação foi publicada na edição de segunda-feira (14/02) do Diário Oficial da União.

A Apex-Brasil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), tem a missão de promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.
 
Mauricio Borges é bacharel em ciências jurídicas pela Universidade de São Paulo, PhD em direito internacional e mestre em direito comercial europeu pela Universidade de Bristol, na Inglaterra. Pertencente ao quadro técnico da Apex-Brasil, o atual diretor de Negócios da Agência assumirá o cargo antes ocupado por Alessandro Teixeira, nomeado titular da Secretaria Executiva do MDIC.
 
Com mais de 15 anos de experiência em comércio exterior, o novo presidente da Apex-Brasil desempenhou as funções de coordenador de inovação e gerente da área internacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e foi gerente de comércio exterior no Sebrae-SP, tendo coordenado atividades de comércio exterior de 25 agências da entidade. Na Apex-Brasil, atuou como gerente técnico e diretor de Negócios e estruturou e coordenou os atuais Projetos Setoriais Integrados, que visam à promoção comercial, em parceria com entidades empresariais dos diversos setores da economia brasileira.
 
Mauricio Borges será nomeado e empossado pelo Conselho Deliberativo da Apex-Brasil em sua próxima reunião.

Apex-Brasil

A Agência apoia, atualmente, mais de 13 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Por meio de ações realizadas em parceria com entidades setoriais, são realizadas amplas ações de promoção comercial, como missões empresariais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros ao Brasil, entre outras.

A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e apoiando o investidor estrangeiro durante todo o processo de investimento no Brasil.
 
Para orientar suas estratégias e as decisões das empresas para a internacionalização, a Apex-Brasil produz estudos de inteligência comercial e competitiva. Na capacitação, apoia a qualificação para a exportação, atendendo a mais de 5 mil empresas em todo o país.
 
A Agência mantém a sede em Brasília, dez Unidades de Atendimento nos estados brasileiros, e, no exterior, sete Centros de Negócios que funcionam como plataformas destinadas a auxiliar as empresas brasileiras nos principais mercados globais, além de servirem de referência para a atração de investimentos estrangeiros.
 
Na cooperação internacional, a Apex-Brasil coordena importantes fóruns mundiais e preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (REDIBERO), consolidando o Brasil como referência regional em boas práticas de promoção de exportações e de atração de investimentos.
 
Assessoria de Comunicação Apex-Brasil


15/02/2011



Ver todas as notícias