Mais uma etapa bem sucedida no esforço de exportar produtos de luxo com identidade brasileira – seis compradores estrangeiros com foco neste segmento estiveram na Couromoda através do Projeto Comprador promovido pelo Design Brazil. Procedentes da Itália, França, Japão, Reino Unido e Paraguai, estes importadores, além de circular pelos corredores da feira, estiveram também em mostras paralelas e nos principais pontos comerciais de São Paulo, como showrooms e lojas da Rua Oscar Freire, a mais luxuosa da cidade.
O italiano Davide Bertelini, que mora em Milão, solicitou diversas amostras de produtos e ficou satisfeito com muitas das coleções brasileiras. Ele tem três lojas em Milão, para um público classe A, e encontrou o que procurava. Uma de suas compras foi no Conceito Showroom, onde ficou encantado com as bolsas da estilista Dania Reiter. Ele foi recebido pela própria designer, que mostrou suas coleções feitas com algumas características de joalheria.
“Há bons produtos no Brasil. As formas e as cores me agradam muito”, avalia Betellini. Ele busca no Brasil um diferencial em relação aos calçados e acessórios usados em Milão, pois lá os consumidores não querem mais as grandes marcas que imperam na Europa. “Você pode encontrar muitas pessoas com coisas iguais. Aqui busco algo do mesmo nível de design, qualidade, mas com exclusividade. Os preços poderiam ser melhores, mas da para fazer boas compras.”
O japonês Kazuhito Gotoda, de Tóquio, também realizou excelentes compras. Focado nos produtos destinados a consumidores de alto poder aquisitivo, ele visitou diversos pontos da cidade. Somente em um dia, solicitou mais de 200 amostras de calçados com grande variação de cores. Gotoda já conhecia a qualidade do calcado brasileiro, pois é representante da marca Melissa no Japão e foi o responsável pela elitização deste produto em solo japonês. Procurando exclusividade em calçados e acessórios, fez compras em praticamente todos os locais por onde passou.
Conforme Roberta Ramos, assessora de marketing do Design Brazil, os importadores ficaram muito impressionados com design brasileiro e com o roteiro traçado nas empresas, sendo que todos fizeram pedidos de amostras. “Algumas marcas foram unanimidade, como Cavage e Zeferino”, assinalou, acrescentando que a maioria já tinha vindo ao Brasil e aprecia as feiras de lançamentos. Uma nova edição do Projeto Comprador do Design Brasil deve acontecer na Francal.
ASCom Abicalçados/Brazilian Footwear
23/01/2009