Brasileiros promovem calçados na Alemanha
Düsseldorf/Alemanha - Os dias 15 e 16 de março foram marcados por ações de divulgação da presença de calçadistas brasileiros na Alemanha. A movimentação ocorreu em Düsseldorf, onde ocorre de hoje até a próxima sexta-feira (18) a edição de março da GDS – Feira Mundial de Calçados, onde 20 expositores nacionais buscam novos parceiros no concorrido mercado global.
Coletiva de Imprensa – Cerca de 30 profissionais de Imprensa participaram da Press Conference organizada hoje (16) no estande coletivo brasileiro, localizado no Pavilhão 6 da Messe Düsseldorf. Eles conhecerem um pouco mais do calçado feito no Brasil com a apresentação de Heitor Klein, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Jadir Bergonsi, do setor de exportação da Via Uno (Novo Hamburgo/RS) e de João Conrado, diretor da Ghetz Brasil, que representa no exterior a marca Anatomic Gel (Franca/SP).
Klein apontou que a indústria calçadista nacional produziu em 2010 cerca de 900 milhões de pares. Este volume representou um aumento de quase 10% sobre o ano anterior. “Este resultado foi decorrência direta das medidas antidumping adotadas pelo Governo Federal’’, explicou. A Europa tem tido posição de destaque na soma das exportações brasileiras, como o Reino Unido, Itália, França, Espanha e Alemanha. Todos estes países tiveram aumento no volume de compras em 2010, “o nos leva a acreditar que esta região deve receber a atenção dos empresários brasileiros, tendo em vista a qualificação exigida pelos lojistas e consumidores’’, diz. Em 2010, o Brasil exportou 142 milhões de pares. A Europa ficou com 25% deste volume, perdendo apenas para a América do Sul, que contabilizou uma fatia de 37%.
As exportações para a Alemanha também subiram. As vendas cresceram 15% tanto no volume físico como monetário. De janeiro a dezembro de 2010, os alemães compraram US$ 33,9 milhões, o equivalente a 2 milhões de pares. O preço médio permaneceu estabilizando em US$ 17,40.
Os números da Europa vêm estimulando os dirigentes da Via Uno. Jadir Bergonsi assinalou que a Europa é um dos principais alvos do projeto de expansão das lojas da marca, seja através de franquias ou com lojas próprias. Para 2011, calçados e acessórios da empresa gaúcha deverão estar em 324 pontos de venda, sendo que 143 com endereços fora do Brasil, em cerca de 100 países. Conforme Bergonsi, em 2010, a marca foi comercializada em 276 lojas, sendo que 116 localizadas no exterior. Destas, 19 estão fixadas na França, Portugal, Espanha e Itália. A produção atual da Via Uno é de 20 mil pares/dia.
Conforto - João Conrado, que representa a Anatomic Gel em vários países, lembra que as exportações para a Europa iniciaram em 2004, tendo o Reino Unido como ponto de entrada, onde Conrado implantou a Ghetz Brasil. Hoje, a marca está entre a 10 principais no segmento conforto, de acordo a Drapers Magazine, a mais importante revista especializada em calçados daquele país. O executivo aponta que a Alemanha é o segundo focus market da Anatomic Gel, para onde os calçados são exportados desde 2006, representando em torno de 30% do total das vendas na Europa. Segundo Conrado, este desempenho é devido a uma série de fatores, como a adaptação das coleções para atender às demandas de cada mercado e a oferta de produtos para grupos de várias faixas de idade, sempre ajustados com conforto e tecnologia, tornando os consumidores cativos.
Degustação - Após a coletiva, os formadores de opinião foram convidados a degustar pães de queijo e espumantes brasileiros. Estes haviam sido fornecidos pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Casa Valduga.
Photocall – No dia 15, um grupo de fotógrafos de agências de notícias nacionais e internacionais compareceu em uma antiga fábrica reformada nos arredores de Düsseldorf para registrar em imagens a coleção outono/inverno made in Brazil. O evento já faz parte do calendário de atividades que antecede à feira. Modelos especialmente produzidos são clicados pelas lentes destes profissionais, cujas imagens são enviadas em tempo real para as redações dos principais meios de comunicação da Alemanha. A repercussão tem sido positiva, pois gera opinião tanto junto a formadores de opinião como no público final, através de websites de moda e de informação.
Expositores – Participam do estande coletivo dez empresas, algumas levando mais de uma marca. São elas: Pegada, Ramarim, Calçados Status (marca Nicolla Mezzi), Klin, Calçados Bottero (marcas Bottero e Madeira Brasil), Pé com Pé, Calçados Kollis (marca Pampili), Paquetá Calçados (marca Ortopé), Apache (marca Walk Way), Henrich & Cia (marca Carrano).
Em estandes individuais estão Grendene (que participa com as marcas Rider, Ipanema e Grendha em um estande e com a marca Melissa em outro estande individual), Via Uno, Calçados Aniger (marca Miezko), Anatomic Gel, Calçados Beira Rio (marcas Beira Rio e Vizzano), M. Olímpia Ferreira (marca Sapatoterapia), Democrata, Bibi, e A.Grings (marca Piccadilly).
Todas têm o apoio do Brazilian Footwear – Programa de Promoção às Exportações - desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Elizabeth Renz
AsCom Abicalçados-Brazilian Footwear
16 de março de 2011