English  |  SpanishPágina Inicial  |  Mapa do Site  |  Busca    
     Abicalçados      Brazilian Footwear
Oficinas de Criação
 

A Abicalçados publica em seu site as notícias setoriais mais relevantes. As informações são produzidas pela Assessoria de Comunicação da entidade ou clipadas de fontes diversas.
Aumentar / Diminuir Fonte  Enviar por Email  Imprimir

zoom


14.04.2010
Fábrica Conceito mostra a produção em tempo real na Fimec
 

Novo Hamburgo/RS – Uma parceria entre a Fenac S.A, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro (IBTeC) e a Coelho Assessoria Empresarial, trouxe para a 34ª Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que teve início nesta terça-feira (13), o Projeto Fábrica Conceito. Esta é a primeira vez que a Fimec apresenta uma fábrica em funcionamento e que já é destaque entre visitantes e expositores. “É um projeto muito importante, pois cria um espaço onde pode-se mostrar as máquinas e equipamentos em funcionamento, com uma produção que envolve todo o complexo calçadista. O visitante acompanha desde o início da produção até o calçado pronto”, efatiza o coordenador do projeto, José Coelho.
 
Segundo ele, a intenção é repassar vários conceitos para os visitantes, sejam eles em relação à segurança, sustentabilidade, consumo de energia, eficiência e com apelo social. “Além desta preocupação para que a linha de produção seja segura, com equipamento de baixo consumo e alta produtividade, dentro dos conceitos ambientais mais modernos, ainda temos um forte apelo social. Todos os colaboradores foram contratados através de uma parceria com a Agência Municipal de Empregos (AME)”, diz o coordenador. Janete Maiano da Silva, 39 anos, foi uma delas. “Foi uma iniciativa muito boa, ouvi sobre a oportunidade em uma rádio e me candidatei. Espero que depois eu consiga me manter no emprego”, entusiasma-se.
 
VISÃO TOTAL – O coordenador do Laboratório de Pesquisa em Biomecânica do IBTeC, Milton Zaro, explica que a principal vantagem para os visitantes é a presença de uma fábrica moderna, com o produto in loco do expositor. “Muitas vezes as pessoas tinham que se deslocar até fábricas da região, o que demandava tempo. Mas aqui dentro, além da fábrica, estamos demonstrando diversos equipamentos do próprio IBTeC, que podem ser interessantes para que as empresas estejam na vanguarda da tecnologia”, ressalta Zaro. O diretor industrial da Piccadilly Calçados, de Igrejinha, Marlon Almiro Grings, comentou que desde que leu a notícia sobre o projeto ficou interessado em conhecer. “É muito interessante, pois podemos observar o equipamento em funcionamento e como ele trabalha em relação a outros no mesmo ambiente. Além disso, é sempre um aprendizado, pois temos a chance de acompanhar novas técnicas e conceitos para a produção”, destaca Grings.
 
PARCEIROS – A Fábrica Conceito conta com diversos parceiros que estão cedendo seu know-how, equipamentos, componentes e insumos para a produção dos calçados, como a Killing S.A., a Crespi do Brasil, a Freudenberg, Artecola, Formax, FCC Palmilhas, Induma, Akorel, Carton Pack, Boxflex, Cremer, Linhasita, Amazonas, Groz Beckert, Colorgraf, FCC Fortipur TPU, Brasil Sul, Embasul, Bom Retiro, Inbrape, Aimoré, Linhanyl, FCC Aquaforte, Vitratec, CA Santos, Corquímica, Metelúrgica Daniel, Tecnomaq, Orisol, WO Máquinas, Máquinas Kehl, Máquinas Cunha, Ivomaq, Máquinas Morbach, LK Máquinas, Mecsul, Máquinas Sazi, BRSM, Eletrovale, Máquinas Concórdia, Alfa Máquinas e Joape.
 
A Fimec segue até sexta-feira (16), nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. A feira tem a parceria da ABECA – Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins; ASSINTECAL – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos; ABQTIC – Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro; CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil; ACI-NH/CB/EV – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha; IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos; ABRAMEQ – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins; AICSul – Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul; e Feevale. Informações adicionais estão disponíveis no site www.fimec.com.br  .

 
De Zotti - Assessoria de Imprensa



Ver todas as notícias