A efervescência cultural do Estado de Minas Gerais formará a atmosfera perfeita para sediar o 14º Seminário Nacional da Indústria de Calçados, que este ano abordará o tema A Cultura Brasileira como Estratégia de Design. O evento – que ocorrerá dia 29 de abril, na cidade de Nova Lima, paralelamente ao Minas Trend Preview – contará com um time de peso para explanar os temas que permeiam o encontro, como identidade, cultura, estilo, inovação e contemporaneidade.
É nesta região, reconhecida por suas obras de arte, riquezas naturais, gastronomia e artesanato típicos, que personalidades do design como Ronaldo Fraga, Walter Rodrigues, Rose Andrade, Dijon de Moraes, Dorotéia Pires irão aprofundar a discussão sobre a as influências da cultura brasileira na construção do design.
“Pelas mudanças observadas na indústria calçadista nos últimos anos, cada vez mais estamos percebendo a importância de um design autoral, principalmente para empresas que querem consolidar e exportar marcas próprias”, assinalou Cristiano Körbes, coordenador de projetos da Abicalçados. A entidade está, cada vez mais, incentivando ações nesta área. “Queremos motivar os empresários a trabalhar de forma mais forte na área de criação, desenvolvendo uma cultura mais sólida de identidade na construção de seus sapatos. É um trabalho longo, que vai muito além do processo fabril”, sustentou.
Inscrições – As inscrições serão feitas pela internet, através do site www.abicalcados. com.br/seminario. Para os associados da Abicalçados e das instituições patrocinadoras e apoiadoras, o valor é de R$ 15,00. Os demais terão um investimento de R$ 30,00.
O Seminário Nacional é patrocinado pelo Sebrae Nacional, Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Francal Feiras. Conta ainda com o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e dos Sindicatos das Indústrias de Calçados de Minas Gerais (Sindicalçados), das Indústrias de Bolsas de Minas Gerais (Sindibolsas), das Indústrias de Calçados de Franca (Sindifranca) e das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova).
Autoridades no assunto palestrarão sobre o tema
Se o termômetro de qualidade do evento puder ser medido pela equipe que irá conduzi-lo, os participantes do 14º Seminário Nacional da Indústria de Calçados deixarão de ser simples expectadores para fazer um mergulho na cultura de design.
Um dos destaques é “prata da casa”. Nascido em Belo Horizonte, Ronaldo Fraga tem em seu currículo a harmonia perfeita entre conhecimentos práticos e teóricos. Ele desfila suas coleções em países como Inglaterra, Japão, México, Chile, Holanda, Espanha e Colômbia. Embora tenha ingressado no mercado de moda quase por acaso, formou-se em estilismo na UFMG e graduou-se pela Parson´s School (Nova Iorque). Atualmente, desenvolve projetos de geração de emprego e renda, com reafirmação cultural, em comunidades e grupos de artesãos em várias regiões do Brasil.
Outro especialista convidado a falar é Walter Rodrigues, estilista que já desfilou suas coleções tanto dentro como fora do Brasil. Antes de trabalhar com a marca que leva seu nome, ele atuou em uma série de marcas consagradas e hoje é colaborador da Associação Brasileira das Indústrias de Componentes para Calçados (Assintecal) e professor titular do Instituto Brasileiro de Moda da Faculdade Santa Marcelina (SP). Seu currículo acumula também experiência na área industrial, com foco em design de produto.
Consultora de moda para a concepção de diversas coleções, Rose Andrade colabora também com publicações como Vogue, Marie Claire e Folha de São Paulo. Pós-graduada em negócios de moda pela universidade Anhembi-Morumbi, ela irá engrossar o time de palestrantes. Já atuou também como stylist junto às marcas H. Stern, Santista, Grendene, Rosa Chá, Vivara e Valisère.
Dijon de Moraes, titular da Dijon Design, acumula também os títulos de PhD pela Universidade Politécnico de Milano (Itália) e de professor doutor na Escola de Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é vice-reitor. É autor dos livros Limites do Design (1997) e Análise do Design Brasileiro (2006).
Completa o time de palestrantes a docente e chefe do Departamento de Design da Universidade Federal de Londrina, Dorotéia Pires. Ela desenvolve ampla atividade acadêmica no Brasil e no exterior. É mestre em Educação pela PUC-PR e bacharel em desenho industrial pela mesma universidade. Atuou como presidente da Comissão Verificadora da Área de Design – Ministério da Educação e Cultura/Setec de 2001 a 2006. Atualmente coordena o Projeto Milano: cultura, design e criação de moda – Itália e França, desde 2000.
ASCom Abicalçados/Brazilian Footwear