English  |  SpanishPágina Inicial  |  Mapa do Site  |  Busca    
     Abicalçados      Brazilian Footwear
Brazilian Footwear
 

A Abicalçados publica em seu site as notícias setoriais mais relevantes. As informações são produzidas pela Assessoria de Comunicação da entidade ou clipadas de fontes diversas.
Aumentar / Diminuir Fonte  Enviar por Email  Imprimir


20.02.2009
Brasil amplia espaço na Micam. Destaque será para o espaço Visitors
 

“O Brasil está sendo respeitado também como fornecedor de alta moda”. Assim é definida a expressiva participação do país no seleto espaço Visitors, o local destinado aos grandes nomes internacionais de produtos de luxo localizado na Micam, feira mundial que acontece em Milão/Itália, dias 4 a 7 de março.  Nesta edição irão expor seis grifes nacionais. É a maior delegação brasileira até o momento e há motivos para comemorar, uma vez que apenas 60 nomes expõem naquele pavilhão. Cavage, Luiza Barcelos e Sylvie Quartara foram as primeiras a expor, em setembro do ano passado. Em março, terão a companhia de Fernando Pires, Zeferino e Louloux. “O Visitors é a área mais nobre da feira, disputado por designers de vários países e as vagas existem apenas se houver desistência”, explica Vivian Laube, assessora de marketing do Brazilian Footwear – Programa de Promoção às Exportações desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência de Promoção às Exportações e Investimentos.

Diversidade nas inspirações - Os calçados brasileiros que serão expostos no espaço Visitors não seguem tendências ou modismos. São modelos que transmitem a criatividade e a originalidade de designes que usam as mais diferentes propostas para atingir um público globalizado, mas seleto e exigente.  A marca Zeferino (São Paulo/SP) é um dos exemplos desta safra de criadores.  O nome já indica o que norteia a marca: a brasilidade, as referências culturais arraigadas na brasilidade, com muitos elementos do artesanato. Tudo foi pensado para que a Zeferino apresentasse resultados inovadores, exclusivos e sofisticados – da produção das peças à comunicação visual. Nesta primeira participação da Micam, a coleção de inverno 2009/2010 é inspirada em Londres. Intitulada London Way, a proposta é enfatizar a História antiga e contemporânea, os ícones, as tribos e a nobreza da capital da Inglaterra. Cada linha recebeu uma identificação, mostrando o cuidado na elaboração das peças. A linha Bolenna traz detalhes em tachas e mix de matelassê, com alusão ao movimento punk.  Já a Mayfair surge com correntes inseridas em drapeados e sandálias com saltos grossos. Portobello é inspirada no bairro londrino de muitos brechós e antiquários e joga com uma mistura entre o vintage e o contemporâneo. Destacam-se as peças com aplicações de placas de tartaruga e saltos de vinil tartaruga. Oxford inspira-se na universidade londrina, evocando a força de materiais como tweed e verniz em sandálias de salto stiletto, botas e sapatilhas. A realeza também deu brilho a alguns modelos nesta coleção. Dessa forma, Quenn denomina as sandálias revestidas em cetim com detalhes drapeados e flor no cabedal.

Orgânico - A madeira é a principal inspiração da designer Sylvie Quartara, que leva para a Micam uma coleção voltada para uma consumidora que entende a importância de “vestir” um sapato diferente. São 14 modelos divididos entre scarpins, peep toes e sapatilhas. Sylvie elegeu cores que lembram árvores típicas brasileiras, como o jacarandá (tom café), o pau roxo (bordô), a imbuia (castor) e o jequitibá (nude). Nos traços, há especial atenção às “curvas sinuosas” dos veios da madeira, mesmo quando o salto é de metal. “Tudo é muito orgânico”, destaca. Sylvie nasceu no Brasil e viveu muitos anos na França e Itália, onde desenvolveu a paixão por desenhar objetos decorativos e de moda, incorporando materiais e trabalhos artesanais inusitados.
A consumidora dos sapatos Sylvie Quartara tem entre 30 e 50 anos e prioriza seu próprio estilo de vestir. “Não é uma devoradora de tendências, mas as observa para usá-las em seu proveito, a fim de compor um visual diferente, pois dá muita importância aos acessórios”, acrescenta. Esta é a sua segunda participação no espaço Visitors, pois acredita na visibilidade que a feira oferece para o mercado internacional.

Os ares bucólicos das cidades do interior do Brasil são as referências que a marca Luiza Barcelos (Belo Horizonte/MG) levará para a Micam. Intitulada Essência de Luiza, a coleção de inverno 2009 é traduzida em cinco pilares: família, arte, simplicidade, cultura de moda e magia. Família faz referência à estilista, que é mãe de quatro filhos. Sapatos clássicos com pitadas de modernidade, modelos bicolores e brasões são as principais características da linha. Já Arte reflete a combinação de diferentes cores, texturas e materiais. Destaque para bolsas e sapatos criados com muita liberdade estética. Simplicidade traduz o apreço da grife por itens sofisticados e simples ao mesmo tempo, destinado à valorização dos clássicos mundiais. Por sua vez, Cultura de Moda demonstra o conhecimento de moda da estilista Luiza, que permite tornar a irreverência uma das suas especialidades. Para completar a coleção, Magia representa o fator surpresa. Aparecem misturas de tons neutros com a cor de laranja, a substituição do preto pelo marinho e a utilização de verniz como coadjuvante, para impressionar as consumidoras.

Cavage – O clima de sonho e de fantasia inspirou a Cavage (Novo Hamburgo/RS) para desenvolver a coleção de 2009. Utilizando elementos e personagens da cultura pop, os calçados terão cores intensas misturadas a tons sóbrios e um forte toque artesanal. O grande destaque da temporada são as botas em formas e estilos variados – que passam do western ao folk. Os canos recebem especial atenção e ganham detalhes inusitados como bordados e aplicações de diferentes materiais.
Outro hit da Cavage são os calçados Oxford, que recebem python com outros materiais em tons diferenciados para destacar bicos, amarrações e aberturas em locais estratégicos. Os saltos variam de altura, mas priorizam sempre o conforto, evocando luxo e poder.
Bordados em lã com pontos grossos aparecem nas bordas de escarpins, emoldurando os calçados de forma rústica. A camurça aparece em diversos modelos, muitas vezes em camadas bicolores que são repetidas de maneira geométrica.
As sapatilhas bailarinas são tendência forte e trazem a novidade do bico fino, nunca antes utilizado pela marca em calçados rasteiros. Animal prints também continuam em alta e aparecem em diversos itens. Na cartela de cores predominam o preto, cinza, marron, roxo e verde.

Os lojistas do Visitors terão oportunidade de conhecer o trabalho do estilista Cristiano Bronzatto, um dos grandes exemplos da nova geração de criadores brasileiros. Ele mostra toda sua irreverência na marca Louloux (Novo Hamburgo/RS). Ex-surfista, Cristiano é indiferente a qualquer ditadura de tendências e se permite uma interpretação livre para imaginar os modelos numa feliz loucura. Ele mesmo esculpe seus protótipos dos saltos, executa sua gama de cores na forma de quebra-cabeças e cria campanhas publicitárias totalmente surrealistas. Esse radicalismo estonteante apresenta resultados como a abertura de uma loja em Nova York, para atender os clientes ávidos por seus calçados, como os japoneses, fãs das plataformas em patchwork de python e couro colorido. Será a primeira participação da Louloux na Micam, onde quer expandir ainda mais suas fronteiras.
Outro estilista brasileiro que causa forte impacto no mundo da criação que fará sua estréia no Visitors é Fernando Pires (São Paulo/SP). No Brasil, é conhecido como arquiteto dos sapatos. Graduado em Arquitetura, o designer voltou sua carreira na construção de calçados e recebeu este apelido não apenas por ser arquiteto, mas também pelas envolventes e sensuais formas do design de seus sapatos.
Suas coleções apresentam desde rasteiras, mas seu carro-chefe está nos saltos, onde 97% deles estão acima de 9,5cm. Nos anos 90, época que surgiu a marca que leva seu nome, Fernando resgatou de sua memória os anos 70 e trouxe dele todo brilho e glamour às coleções, esta atitude chamou a atenção de muita gente, pois foi um contraste com o minimalismo até então vivido nos anos 80. Fernando utiliza materiais como couro, acrílico e o cristal, que em sua mão originam sapatos sedutores, que dão todo poder à mulher. (Sua especialidade é o acrílico, material caro e de difícil manejo, mas diferenciado devido à sua transparência.) eu retiraria esta informação
Além de calçar personalidades do mundo artístico nacional, estão em sua lista de celebridades internacionais alguns nomes como Madonna, Liza Minnelli, Mariah Carey, Thalia e Deborah Cox.

Perspectivas -  Devido à entrada recente no espaço Visitors, as marcas brasileiras têm expectativas positivas quanto à reação dos lojistas e formadores de opinião. O público consumidor destes artigos não é atingido profundamente por fatores externos, como a crise econômica global. “São nestes momentos que os fornecedores devem investir nos seus nichos, para que, quando o consumo voltar à normalidade, eles sejam os primeiros a ser lembrados”, afirma Vivian Laube, assessora de marketing do Brazilian Footwear – Programa de Promoção às Exportações desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – já está no primeiro parágrafo. A Zeferino tem como mercado o segmento do luxo, em suas modalidades High End e Affordable Lyxury. Há apenas dois anos e meio no mercado, já conta com cinco lojas no Brasil. “Em nossa primeira apresentação visamos conhecer o mercado e apresentar nosso produto para que, em médio prazo, possamos criar uma plataforma comercial no mercado externo”, comenta Alfredo Mascarenhas, consultor de mercado e de relação institucional da Zeferino.
Design Brazil – As seis marcas brasileiras fazem parte do Design Brazil, grupo formado por estilistas brasileiros de calçados e acessórios de alta moda e com design genuinamente nacional, inseridos no mercado global. O Design Brazil foi criado com o intuito de promover e disseminar a imagem brasileira, apresentando o Brasil também como criador de calçados e acessórios de alta moda com design original e para fortalecer o nome dos estilistas brasileiros em nível mundial.

Brazilian Footwear tem presença recorde

Além das seis marcas no espaço Visitors, o Brasil estará presente na Micam – considerada a maior feira do setor calçadista em nível mundial, com mais 35 empresas, espalhadas pelo parque de Exposições FieraMilano, em Milão. No Hall 4 estará o estande institucional do Brazilian Footwear, que irá abrigar 15 marcas. “Neste local nós acolhemos as novas expositoras que estão iniciando o processo de internacionalização. Oferecemos a estrutura da entidade, como recepção e atendimento, para que possam desenvolver melhor o seu trabalho de vendas”, aponta Vivian.  Há também marcas que mesmo já tradicionais participantes, preferem manter-se junto ao grupo, formando uma rede de relacionamentos.
No estande coletivo estarão as empresas Biondini, Cappeli Rossi, Carrano, Dilly, Malu Super Confort, Miucha, Monacci, Stéphanie Classic, Werner, Wolpco, Paralelepypedo, Satryani, Pararaio, Andacco e Francajel.  “Várias estão expondo pela primeira vez, o que mostra que estamos atingindo um dos objetivos do Brazilian Footwear, que é aumentar o número de empresas inseridas no processo exportador”.

Outras 20 indústrias expõem de maneira individual, localizadas nos pavilhões divididos por segmento de produto. Estes espaços são muito disputados, uma vez que a  Associação Italiana de Calçadistas (ANCI), promotora da Micam, prioriza seus associados e outros expositores da Europa. A edição de março contará com a presença das marcas Anatomic Gel, Bettarello, Bibi, Bical, Democrata, Grendene, Klin, Pampili, Radames, Sapatoterapia, Via Uno, Studio TMLS, Albanese Studio, Pyramidys by GVD, Villione, Miezko, Cristófoli, Piccadilly, Dumond e Tanara (Dakota).

Crescimento – A presença brasileira na Micam também visa a estreitar os laços comerciais entre os dois países. Em 2008, o Brasil comemorou o crescimento das exportações de calçados paras a lojas italianas. Segundo dados da Abicalçados, no ano passado a Itália consagrou-se como o quarto principal comprador dos calçados made in Brazil, ao importar 7,5 milhões de pares. Isto significou um aumento de 36,5% sobre o volume exportado em 2007, que foi de 5,5 milhões de pares.
Em 2008, as divisas também aumentaram e somaram US$ 159,2 milhões, 78,7% a mais em relação ao ano anterior. “Nós desejamos ampliar ainda mais estes números, porque a Itália é um excelente parceiro comercial ao adquirir calçados de alto valor agregado”, aponta Vivian.

ASCom Abicalçados / Brazilian Footwear
Elizabeth Renz
imrpensa@abicalcados.com.br
Caren souza
caren@abicalcados.com.br
20 de fevereiro de 2009



Ver todas as notícias