English  |  SpanishPágina Inicial  |  Mapa do Site  |  Busca    
     Abicalçados      Brazilian Footwear
Consumindo de Salto Alto
 

A Abicalçados publica em seu site as notícias setoriais mais relevantes. As informações são produzidas pela Assessoria de Comunicação da entidade ou clipadas de fontes diversas.
Aumentar / Diminuir Fonte  Enviar por Email  Imprimir

zoom


25.10.2010
Abrameq e Abicalçados lançam Cartilha de Segurança
 

Cooperação entre empresas, trabalhadores e governo qualifica a cadeia calçadista

A Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), lançam no próximo dia 27 a Cartilha de Segurança em Máquinas e Equipamentos para Calçados. A publicação foi elaborada com o apoio do Sebrae e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O lançamento acontece a partir das 11h30min, no Restaurante da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.
A Cartilha é uma ação promovida pelas duas entidades, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Indústria Calçadista e da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho. Este grupo vem reunindo-se desde 2007, visando diminuir as dificuldades técnicas do setor diante das exigências do Ministério do Trabalho quanto à redução nos riscos de acidentes na operação de máquinas utilizadas na fabricação de calçados.
Ao longo desse período foi realizada uma série de ações, como a contratação de consultoria internacional para alinhamento entre normatização brasileira e europeia; identificação de alternativas técnicas com fabricantes; discussão de soluções com Ministério do Trabalho e Emprego; realização de missões à Europa para busca de tecnologias; construção de protótipos para teste das soluções identificadas e disseminação de resultados nos principais polos produtores nacionais.
Isabel Aguiar, diretora executiva da Abrameq, destaca que “o maior desafio desse esforço foi a publicação da cartilha. O material torna-se um guia técnico, chancelado pelo Ministério do Trabalho, para orientação às empresas fabricantes de máquinas e produtoras de calçados na adequação de seus equipamentos com vistas à redução dos riscos de acidentes do trabalho”. Acrescenta que “esse trabalho é um marco na construção de soluções que atendam às demandas econômicas e sociais do setor, garantindo a proteção do trabalhador com a paralela preservação da competitividade da indústria calçadista e conseqüente manutenção dos empregos, num ambiente de diálogo e cooperação entre empresas, trabalhadores e poder público”.
O diretor executivo da Abicalçados, Rogério Dreyer, reforça a importância do grupo para a geração de ações concretas e possíveis de execução, de acordo com o solicitado pelos órgãos de proteção ao trabalhador.

Mais informações:
Isabel Aguiar - diretora executiva da Abrameq - 51 81320201
Rogério Dreyer - Diretor executivo da Abicalçados - 51 3594 7011
Adroaldo Diesel Filho - Comunicação da Abrameq - 51 9811-7330
Elizabeth Renz - ASCOM da Abicalçados - 51 8149-9420



Ver todas as notícias