Notícias

Uma grande revolução para o setor calçadista nacional

O dia 24 de agosto de 2016 entrou para a história do setor calçadista nacional. Isso porque ontem as principais entidades da cadeia coureiro-calçadista brasileira lançaram o programa Future Footwear, que tem como objetivo  iniciar uma nova era para a atividade, com vistas à criação de novos modelos de negócios, novos produtos e novos processos produtivos. Participaram do evento, realizado na sede do Grupo Priority, em Ivoti/RS, representantes das associações representativas realizadoras do projeto - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq) -, lideranças setoriais, empresários e imprensa.
 
Abrindo o evento, o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, destacou a importância da união setorial em torno do projeto. “Além das entidades realizadoras, temos o importante apoio do Instituto by Brasil (IBB), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que serão fundamentais para operacionalização das ações”. Para o dirigente, o Future Footwear é o pontapé inicial para uma “grande revolução” na cadeia coureiro-calçadista nacional, que deverá incorporar novos modelos produtivos se quiser continuar competitiva mesmo diante de tantos problemas macroeconômicos apresentados tanto do mercado doméstico como internacional.
 
Programa
Antes da apresentação do projeto, os convidados assistiram a uma mensagem do futuro. Um vídeo apresentando a realidade da indústria em 2050 foi apresentado, falando do impacto que o Programa teve para sucesso do setor calçadista brasileiro naquele ano. Na sequência, os gestores de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos e Cristian Schlindwein, detalharam as ações que fazem – e farão – parte do Future Footwear. 

Segundo Roberta, a iniciativa é um guarda-chuva de ações que visam mudar a cultura do segmento, que precisará se adaptar à realidade de um novo consumidor, de uma nova sociedade, interligada em rede, mais colaborativa e ligada à tecnologia e sustentabilidade.  “Em breve os calçados já não serão somente acessórios, a sustentabilidade não será um diferencial e as pessoas precisão trabalhar em rede, com maior colaboratividade”, frisa a gestora, ressaltando que as mudanças já ocorrem em nível internacional e que a adaptação à nova realidade é uma “questão de sobrevivência setorial”.  Já fazem parte do programa iniciativas em andamento, como o Moda Co, a Maratona MUDE e o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA).
 
Para o segundo semestre, então programados eventos de negócios, alinhamento com setores afins e um desafio para encontrar soluções tecnológicas para o calçado. Veja abaixo:
 
  
FF Exchange
Rodada de negócios que tem o objetivo de fomentar relacionamento entre empresas e fornecedores do setor coureiro-calçadista visando a geração de negócios que solucionem os gargalos do setor. Será no dia 18/10, das 14h às 17h, na sede do IBTEC, em Novo Hamburgo/RS. A iniciativa fará parte da Semana do Calçado, lançada recentemente por entidades do setor.
 
FF Meeting
Encontro com entidades de setores fornecedores para a cadeia coureiro-calçadista, especialmente da área de tecnologia e inovação, a fim de formalizar um comitê para a discussão de ações com vistas à aplicação dos conceitos de Indústria 4.0 no Brasil. Assim como o FF Exchange, o FF Meeting faz parte da programação da Semana do Calçado e acontecerá das 14h às 17h do dia 19/10, na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo/RS.
 
FF Enterprise - Desafio Empreendedor
Evento que será realizado entre os dias 1º/10 e 18/11 com estudantes de nível superior com o objetivo de criar equipes multidisciplinares para pensarem novas ideias na resolução de problemas do setor calçadista. Será um torneio que terá duração de mais de um mês, período no qual as 15 equipes selecionadas – de quatro pessoas cada uma - terão mentorias de especialistas para desenvolver suas ideias. Não é um evento voltado especificamente para pessoas que já trabalham com o setor calçadista, mas sim para todos os profissionais com potencial para criar soluções para o calçado brasileiro. Ao final, as equipes vencedoras receberão R$ 10 mil em premiação e uma pré-incubação – que poderá ser realizada na Unisinos, Feevale ou PUCRS. As inscrições para equipes estão abertas no site www.abicalcados.com.br/ffenterprise/.
 
 
Além das ações listadas, as entidades estão trabalhando conjuntamente para o lançamento de ações como o Roadmap tecnológico, uma pesquisa para mapeamento do que está sendo lançado de mais avançado em tecnologia e tendências de consumos mundiais; a criação de uma FabLab  específico para as necessidades do setor, com pesquisa e desenvolvimento de prototipagem rápida; a criação da FF Concept Factory, exposição de uma fábrica modelo temporária que utiliza as tecnologias mais avançadas do mundo com foco em eficiência produtiva a partir dos conceitos da Indústria 4.0; e a realização de Workshops de Novos Negócios, que buscarão sensibilizar os empresários do setor para a criação de modelos de negócios inovadores.




Acesse mais fotos, a apresentação do programa e o vídeo com a Mensagem do Futuro: http://bit.ly/2bjoHED




 
Foto
Sugestão de legenda: Entidades do segmento lançaram o programa Future Footwear
Crédito: Fábio Winter