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Showroom Colômbia promove negócios na ordem de US$ 1,4 milhão

Com 17 marcas calçadistas participantes e realizado entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro, o Showroom Colômbia foi satisfatório para as empresas brasileiras. O evento, promovido pela Abicalçados no âmbito do Brazilian Footwear, gerou US$ 1,47 milhão, somando negócios in loco e alinhavados.

O Showroom, que passou pelas cidades de Bogotá, Medellín e Cali, iniciou com Seminário Preparatório sobre o mercado colombiano, com participações de Daniel Guimarães, da Secretaria de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Colômbia; do diretor da Apex-Brasil naquele país, Carlos Badillo; e de um comprador convidado da Calzados Caprino. No mesmo dia, calçadistas iniciaram a participação no showroom na cidade, onde ficaram até o dia seguinte. Após essa agenda, as marcas foram para Medellín, onde além da mostra comercial participaram de evento junto à imprensa colombiana com o apoio da Embaixada do Brasil naquele país – o Photocall –, encerrando a ação em Cali.

A coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues, destaca que a continuidade da iniciativa tem sido importante para o incremento das vendas. “Neste ano, conseguimos atender a três grandes cidades, o que permitiu que visitássemos um maior número de players em suas sedes”, avalia. Segundo ela, a continuidade permite que as marcas sejam mais conhecidas e reconhecidas pelos compradores locais, gerando negócios não somente in loco, mas no decorrer do ano. “Como de praxe, para potencializar ainda mais as oportunidades, a Abicalçados contratou um serviço de matchmaking - reuniões pré-agendadas com compradores locais -, que identificou demandas e cruzou com os produtos apresentados visando uma maior efetividade nos encontros. A medida é sempre muito bem avaliada tanto por expositores quanto compradores”, conclui.

Mercado
Com o consumo doméstico de calçados em crescimento (2,3% maior em 2018), o mercado colombiano é o sétimo destino internacional do produto brasileiro. Em 2018, foram exportados para lá 7,5 milhões de pares, 1% mais do que em 2017. No Showroom, além dos principais players do varejo local, visitaram as marcas brasileiras compradores da América Central, especialmente de Porto Rico.

Participaram da missão comercial as marcas Ala, Zatz, Stéphanie Classic, Petite Jolie, Usaflex, Suzana Santos, Renata Mello, Klin, Via Uno, Kildare, Sandálias DuRio, Savelli, Smidt, DOK, Kolosh Brasil, Mississipi e Tanara.