Notícia

Inicial /Notícia
11/07/2017

Serialização será tema de seminário promovido pela Abicalçados


  • Serialização será tema de seminário promovido pela Abicalçados

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, a partir das 8:10h do próximo dia 18 de julho, o Seminário de Automação Logística. Realizado no auditório da ACI, em Novo Hamburgo/RS, o evento tem o objetivo de discutir a importância da adoção da “cultura da automação” como ferramenta estratégica nas empresas. 

Para ilustrar a importância da serialização na automação logística, o case escolhido foi o da Via Marte. Indústria de calçados femininos de Nova Hartz/RS, a empresa possui quatro décadas de atuação e sempre teve como foco a questão da produtividade, sendo que a partir de 2003 implantou um sistema de otimização logística para redução de custos e qualificação dos controles internos. O gerente de Tecnologia da Informação da empresa, Ivair Kautzmann, que será um dos palestrantes do evento, destaca que a partir daquele ano a empresa passou a atuar no GOL - Grupo de Otimização Logística - em parceria com a Abicalçados, iniciativa que daria origem ao Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA). 

Prêmio
Em 2015, a Via Marte recebeu o Prêmio Direções Abicalçados na categoria Gestão Industrial com o case que será apresentado na palestra de Kautzmann. O gerente conta que o projeto envolveu identificação padrão tanto para o produto (GTIN) como para a unidade logística (SSCC), o que gera, até hoje, uma economia anual de cerca de R$ 500 mil. Segundo ele, o investimento inicial, com hardware - scanners industriais e computadores, já que a empresa possui seu próprio software -, ficou na faixa de R$ 60 mil, devido ao porte da empresa, que tem uma produção média de 30 mil pares diários. “Com a adoção do sistema, conseguimos uma total rastreabilidade de mercadoria, assim mitigando problemas como sinistros, perdas e pirataria, e acima de tudo melhorar a organização interna e a nossa produtividade”, comenta o gerente, acrescentando que também foi possível reduzir custos com erros e retrabalho. “Antes de adotarmos o processo existia uma margem de erro entre 3,5% e 4,5% em volumes que saiam da empresa, isso significava custos elevados”, comenta. 

Tema de casa 
Kautzmann ressalta que o empresário não pode ver a questão logística como estratégia de concorrência. “Nesse processo, ganhamos mais se tivermos escala, a automação de todos os elos da cadeia, do fornecedor ao varejo”, explica. 

Segundo o gestor, a empresa, com a adoção do processo, fez a “lição de casa”, melhorando a produtividade, reduzindo custos, aumentando a agilidade e a organização interna do trabalho. Por outro lado, segundo ele, como muitos dos fornecedores e prestadores de serviços ainda não utilizam o sistema de padrão global GS1 (usado pela empresa), não é possível acabar com os erros externos, recorrentes durante o processo de logística. Ou seja, consegue-se saber quem errou, por meio da rastreabilidade, mas não prevenir o erro por causa da falta de engajamento dos demais players. “Hoje, duas das nossas sete transportadoras utilizam o sistema. O número passa para 50% no fornecimento de materiais e de zero no varejo”, lamenta. “É preciso um maior entendimento da importância da questão para todos os elos da cadeia”, conclui. 

Evento
O Seminário de Automação Logística é uma promoção da Abicalçados que tem a parceria da Fenac - Fimec 2018, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI NH/CB/EV), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC) e GS1 Brasil. Gratuito e com vagas limitadas, o evento inscreve no link http://bit.ly/2u86HU3.


Programação
Seminário de Automação Logística
08:10 - 08:30 Recepção
08:30 - 09:30 Palestra: 3 Etapas para a Logística Integrada
09:30 - 10:00 Coffee Break e Networking.
10:00 - 11:00 Palestra: Serialização na Indústria Calçadista - Case Via Marte.
Local: ACI Novo Hamburgo, 3º Andar - Rua Joaquim Pedro Soares, 540
Inscrições gratuitas:  http://bit.ly/2u86HU3.
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=DnjbKYjB1MA.