Notícias

Rodada de negócios trouxe inovação e tecnologia para Fimec

A rodada de negócios FF Exchange, realizada no primeiro dia da 43ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (26), proporcionou um encontro entre seis indústrias de calçados e fornecedores de tecnologia. O encontro aconteceu na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

A analista de Desenvolvimento da Abicalçados, Janaína Alves, destaca que os presentes saíram satisfeitos com o modelo speed dating, adotado nas rodadas. “As rodadas, que envolveram seis âncoras e sete fornecedores, trouxeram esse conceito de dinamicidade, uma exigência das relações de negócios contemporâneas.  Em menos de uma hora, foram formadas relações importantes e que certamente poderão perdurar e gerar negócios no futuro”, avalia, ressaltando que o tempo estipulado, de quatro minutos por apresentação, foi suficiente para que as empresas fizessem apresentações objetivas dos seus produtos. “Afinal, dificilmente uma indústria poderia ter contato com sete potenciais fornecedores qualificados em tão pouco tempo”, conclui Janaína.

O gerente de Tecnologia da Informação da Paquetá Calçados, Jocemar Schmitt, ressalta que foram proporcionados bons contatos com fornecedores de tecnologia para a empresa. “O modelo é muito interessante, tem agilidade e ao mesmo tempo nos permite ter uma visão de vária possibilidades. Alguns contatos retomaremos na sequência”, conta.

A opinião é compartilhada por Jakson Wirth, diretor administrativo da Ramarim e que participou pela primeira vez deste tipo de rodada. Segundo ele, outro fato importante é a proximidade com os fornecedores, já que todos eles são expositores da Fimec, que se estende até o próximo dia 28. “No primeiro momento, achei que quatro minutos não seriam suficientes, mas foram, até porque os contatos mais promissores retomaremos aqui mesmo na Fimec”, avalia.

O gestor de Tecnologia da Informação da Bebecê, Tiago Ricardo da Silva, conta que ficou com cartões de três fornecedores, com os quais provavelmente fechará negócios na sequência. “A experiência foi muito boa, dinâmica. Os pitchs foram suficientes para apresentações objetivas”, comenta.

Como âncoras, participaram do FF Exchange as empresas Usaflex, Máquinas Sazi, Divalesi, Calçados Ramarim, Paquetá Calçados e Bebecê. Os fornecedores de tecnologia foram representados pelo CEITEC, Criativando, Hubsales, Senda, Totvs, Mesper e Easypro.

A realização do FF Exchange da Fimec 2019 foi da Abicalçados em parceria com as entidades representativas da cadeia Abrameq (máquinas) e CICB (couros).