Notícias

Próximo SICC acontece em 2021

A próxima edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de maio 2021, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado/RS. A mudança de data se deve ao cenário global envolvendo o Covid-19 que atingiu diversos segmentos nacionais e internacionais, demandando novos planejamentos e novas estratégias.  Esta decisão foi discutida com industriais e lideranças dos sindicatos parceiros com o objetivo de salvaguardar todos os elos produtivos da cadeia do calçado desde a segurança sanitária dos profissionais envolvidos e também os possíveis prejuízos que o setor poderia ter com uma aglomeração precoce, podendo inclusive influenciar em uma recuperação completa em breve.  “Toda esta situação que estamos vivenciando é nova, é inédita, é inesperada. Estamos diariamente aprendendo como agir nestas circunstâncias”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do evento, acrescentando que a transferência do SICC foi a melhor solução encontrada. “É com tristeza, muita dor no coração que tomamos essa medida. Mas acreditamos ter encontrado uma saída respeitando os novos protocolos do setor de negócios e turismo, onde sempre posicionamos a nossa feira e o nosso negócio”, acentua.

A Merkator Feiras e Eventos está atenta desde o mês de janeiro, avaliando as informações, as indicações e monitorando as questões que envolvem o planeta desde a chegada do Coronavírus. “Tudo para montar um cenário mais claro para definir a realização do SICC.  Isto nos orientou já no mês de março, quando anunciamos a primeira alteração de data da edição do SICC deste ano, prorrogando em cerca de 50 dias a realização do evento, definida ainda em 2019. Nesta ocasião marcamos os dias 6, 7 e 8 de julho, como a nova data. Esperávamos que a situação já estivesse diferente”, explica Pletsch. Ele acrescenta dizendo que “somos os responsáveis por promover encontros, por trazer resultados positivos para o setor com novos negócios, enfim nós reunimos pessoas, proporcionamos o olho no olho, o aperto de mãos dos profissionais, e por isto não podemos vacilar neste momento. Nos sentimos responsáveis por todos aqueles que estão conosco nos três dias da feira. E, portanto, concluímos que agora o importante é não promover grandes movimentos, nem aglomerações, enfim agora a hora é de proteger as pessoas”, destaca ele.

E com este espírito, a empresa buscou uma solução para continuar incentivando relacionamentos empresariais.  Desenvolveu a plataforma eMerkator que pretende promover em sua estreia a maior reunião digital do setor calçadista brasileiro de todos os tempos, no dia 7 de julho, das 9h às 21h, um dos dias anteriormente marcado para a realização do SICC. Esta plataforma foi desenvolvida para oportunizar negócios, relacionamentos e informações de mercado. “Ela aponta para um novo momento da nossa promotora”, diz Pletsch.  Com esta ferramenta, a Merkator pretende fomentar diversos tipos de encontros de acordo com os cenários econômicos daqui para frente. “Nesta primeira atividade pretendemos fazer os lançamentos primavera/verão 2020/2021 dos nossos expositores, e também teremos uma programação de palestras dentro do ConecTech, além de Salas de Tendências e Salas dos Patrocinadores”, diz Pletsch.  Ele complementa dizendo que terá uma sala projetada em 3D para navegação do lojista e do visitante. “Cada expositor terá direito a uma sala para visitação virtual com fotos, vídeos e catálogos virtuais”, salienta o diretor da Merkator. Os lojistas convidados para a edição deste ano da feira com passagens aéreas vão receber um código VIP.  “Estaremos divulgando todas as demais informações nos próximos dias”, finaliza o empresário. O credenciamento on line para acessar o eMerkator poderá ser feito em breve no site www.merkatorfeira.com.br .Também a programação dos conteúdos, os horários das palestras, os nomes de palestrantes e demais informações vão estar neste mesmo endereço eletrônico. 

Promotora
A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa SICC