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Projetos em feira calçadista devem gerar US$ 920 mil e ganhos de imagem

Realizados entre 18 e 20 de novembro, durante a Zero Grau, feira de calçados que aconteceu em Gramado/RS, os projetos de promoção comercial e de imagem promovidos pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), devem gerar US$ 920 mil e ganhos de imagem no mercado peruano, alvo de uma das ações.

Durante o evento e também em agendas externas, por meio de visitas a fábricas de calçados, lojas e showrooms no Rio Grande do Sul e em São Paulo, foi realizado o Projeto Comprador Vip, que nesta oportunidade trouxe ao Brasil compradores dos grupos Marc Jacobs, dos Estados Unidos, e da Hudson’s Bay Company, do Canadá. Conforme relatório da Abicalçados, os importadores levaram número expressivo de amostras e apontaram a previsão de fechar US$ 920 mil em negócios nos próximos meses.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, que acompanhou o grupo norte-americano, ressaltou a oportunidade proporcionada pela participação, já que a Marc Jacobs está buscando fornecedores em países alternativos à China, especialmente em função da Guerra Comercial entre Estados Unidos e China, que tem provocado aumento das tarifas de importação para produtos chineses nos Estados Unidos. O gerente sênior de Qualidade da Marc Jacobs, Mozer Oliveira, destacou que o grupo, que ainda não trabalha com calçado verde-amarelo, veio para conhecer a indústria calçadista brasileira. “Encontramos parceiros que estávamos procurando e vamos dar continuidade nas negociações durante o próximo ano”, contou.

Para Ruisa Scheffel, analista de Promoção Comercial da entidade que esteve com as compradoras canadenses, a participação foi positiva. Segundo ela, a Hudson Bay Company trabalha com poucas marcas brasileiras e sempre por meio de escritórios de representação nos Estados Unidos. “Estávamos prospectando a empresa desde 2015 e agora conseguimos trazê-los. É prova de que o calçado brasileiro está de volta ao radar de compradores que antes só buscam seus produtos na Ásia”, destacou Ruisa. A compradora  responsável por avaliar novas marcas  para o grupo, Tabatha Emery Wookey, disse que ficou surpresa com a qualidade dos produtos brasileiros. “Existe muita possibilidade de ampliação e formação de novas parcerias. Ficamos positivamente surpresas pela qualidade e pela flexibilidade de produção em lotes diversificados, com prazos de entrega entre 30 e 45 dias”, comentou a importadora.

Imagem
Além dos negócios gerados com o Projeto Comprador Vip, as empresas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear tiveram ganhos de imagem com o Projeto Imagem, que nesta oportunidade recebeu as jornalistas peruanas Magaly Patricia, da Revista Ganamás, e Magda Quispe, do Diario de La Republica.

A participação foi acompanhada pela assistente de Projetos da Abicalçados, Carla Giordani, que ressaltou a percepção das comunicadoras sobre o mercado brasileiro. “Elas não conheciam, no detalhe, como é a fabricação. Ficaram surpresas de quantos processos e pessoas são envolvidas na produção e comentaram que agora entendem a composição do preço do calçado”, contou Carla. Para Magaly Patricia, o destaque ficou por conta dos processos sustentáveis na produção de calçados. “Chamou a atenção os processos sustentáveis na produção, com novos materiais com menor impacto ambiental, e a preocupação com a destinação final dos resíduos”.  

Nesta edição, os projetos realizados pelo Brazilian Footwear tiveram o apoio da Merkator Feiras e Eventos.  

Feira
Promovida pela Merkator Feiras e Eventos, a Zero Grau apresentou coleções de outono-inverno de mais de 1,5 mil marcas, além de produtos de alto-verão para pronta entrega. O apoio para a realização foi dos sindicatos das indústrias de calçados de Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga e Três Coroas.

A próxima Zero Grau acontece entre 16 e 18 de novembro de 2020, também no Serra Park, em Gramado/RS.