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Projeto aproxima calçadistas do Reino Unido

O Projeto Comprador Vip, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) por meio do Brazilian Footwear, programa mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), trouxe um comprador do Reino Unido para o Brasil. A agenda, cumprida entre os dias 1º e 4 de outubro, foi realizada em nove fábricas no Rio Grande do Sul e São Paulo. 

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que o comprador, do grupo Scorpion Shoes, ficou satisfeito com os produtos apresentados e pretende trabalhar, inicialmente, com duas ou três empresas brasileiras para a distribuição no Reino Unido. “O grupo possui duas lojas físicas em Londres, mas tem no seu forte o e-commerce, que faz entregas internacionais. A ideia do comprador é, inicialmente, trabalhar nos pontos de venda físicos para tornar o produto conhecido e posteriormente levar ao comércio eletrônico”, conta Paola, ressaltando que a empresa ainda não trabalha com marcas brasileiras. Segundo a analista, atualmente o grupo tem boas performances no mercado doméstico inglês e também na Itália, Alemanha, Austrália e Estados Unidos. 

Potencial
Paola comenta que o comprador conhecia pouco da indústria calçadista brasileira. Segundo ele, as marcas verde-amarelas, de maneira geral, são pouco conhecidas no Reino Unido. Outro ponto interessante, conta a analista, é que o importador nunca havia entrado em uma fábrica de calçados. “Ele ficou fascinado com todo o processo”, conta. O comprador, Daut Mutaraj, ressalta que a qualidade do sapato surpreendeu. “Existe um potencial grande de trabalhar com essas marcas (visitadas). As empresas passaram segurança tanto na qualificação do produto quanto na responsabilidade com entregas”, avalia.

Mercado
O mercado do Reino Unido, país que é mercado-alvo do programa Brazilian Footwear, consome, anualmente, mais de 530 milhões de pares de calçados, configurando um dos maiores números per capita do mundo, algo em torno 8 pares. Praticamente todos os produtos consumidos são importados, especialmente da China, que apesar de ter um market share de mais de 70% do total, vem perdendo espaço nos últimos anos.


Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.brwww.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br