Notícias

Preview Couromoda na onda das mudanças do mercado

A proposta é diferente. Não é uma feira de calçados comum, é um fórum, um evento de relacionamento e sobretudo de informação, tanto para ajustes de coleções que serão lançadas na Couromoda de 2018, de 15 a 18 de janeiro, quanto para mudança do mindset dos empresários de um dos mais tradicionais setores da economia brasileira, o calçadista. O Preview Couromoda, que iniciou hoje (9), no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, traz a exposição de 151 empresas calçadistas que estarão no evento de janeiro e também o Couromoda Digital, um ciclo de palestras sobre as mudanças no mercado calçadista, especialmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor e às novas tecnologias. A mostra transcorre até sábado (11).

O fundador do grupo Couromoda, Francisco Santos, ressalta que o mercado está animado com o evento, pois poderá colocar no varejo coleções em sinergia com o gosto do consumidor. Segundo ele, não se trata de um evento para geração de negócios e sim para ajustes e informação sobre as mudanças que estão ocorrendo na forma de se produzir - e consumir - calçados. "A indústria calçadista, aos poucos, está se reinventando. Fora da Ásia, é a Indústria mais forte, com vantagens importantes, mas precisa estar em sintonia com as mudanças exigidas pelo mercado, especialmente no que diz respeito às novas tecnologias", comenta, em referência à importância do Couromoda Digital.

O diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos, corrobora a visão do pai e parceiro no negócio, de que trata-se de um evento de posicionamento, mas não descarta que o Preview se torne, em um prazo de dois anos, uma mostra de efetivação de negócios. "Para o Preview, convidamos 363 lojistas indicados pelos expositores, que aqui terão um termômetro, um feedback que irá possibilitar possíveis ajustes para as vendas das coleções na feira de janeiro, onde devemos ter mais de 500 empresas", comenta. 

Couromoda Digital
Jeferson Santos ressalta ainda a realização do Couromoda Digital, um fórum com grandes especialistas em mudanças no varejo de calçados, com ênfase no e-commerce e pesquisas de moda, o que tem atraído um grande público. "Hoje até mesmo a compra que não é efetivada pela internet, é influenciada pelas pesquisas prévias na rede", avalia o diretor, acrescentando que o evento tem importância fundamental para entender a mentalidade desse "novo consumidor". 

Abicalçados
A Abicalçados participa da primeira edição do Preview Couromoda 2018 apresentando para empresários o Estudo 15 Direções, que aponta macrotendências para o futuro da indústria calçadista.  O estudo, intitulado 15 Direções para o futuro da Indústria de Calçados é uma realização conjunta da Abicalçados e do Instituto Euvaldo Lodi, braço de pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), e está disponível no site www.15direcoes.com.br. A entidade está fazendo apresentações no estande localizado na Rua E - 105/106.