Notícias

Prêmio Direções Abicalçados destaca Sustentabilidade

Vista com crescente importância por parte do consumidor, a Sustentabilidade tem papel essencial na competitividade das empresas. É com o objetivo de fomentar o conceito no meio empresarial do calçado que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) premia, por meio do Prêmio Direções, fabricantes que adotam práticas sustentáveis. Em 2018, as vencedoras da categoria foram a Ortopé (médio/grande porte) e Perky (micro/pequeno porte). 

Com o objetivo de ir ao encontro do desejo crescente do consumidor, já que 33% deles, segundo pesquisa da Unilever, preferem produtos sustentáveis, a Ortopé criou uma linha para recém nascidos que recicla resíduos na confecção de novos calçados. Em um ano de implantação, foram economizados mais de R$ 100 mil somente em materiais, fora a redução de custos com armazenagem e transporte dos materiais que antes eram descartados. Responsável pelo case, Thiarles Silva de Vargas, destaca que a Ortopé uniu questões importantes, de preservação do meio ambiente, evitando que restos de insumos da indústria calçadista fossem jogados no lixo, e sustentabilidade econômica, já que foi registrada uma redução de custos. 

Já na categoria de micro/pequeno porte, a vencedora foi a Perky Shoes, que criou alpargatas em parceria com mulheres da comunidade indígena Kayapó, no Pará. Na parceria, que envolveu indígenas que adaptavam suas pinturas corporais para o tecido, foi gerada uma valorização da cultura tradicional, além de ganhos financeiros para a comunidade, que ficou com o lucro das vendas realizadas. Segundo o diretor da empresa, Rodrigo Casas, o projeto proporcionou que a marca contribuísse para uma moda realmente sustentável, atenta a questões como o equilíbrio ambiental, justiça social e viabilidade econômica. 

Além das duas empresas da categoria Sustentabilidade, foram agraciadas com o Prêmio Direções 2018 as empresas: Grupo Priority/West Coast (Internacionalização), Ferri (Internacionalização), Fabrés (Design), Ortopé (Design), Usthemp (Gestão Industrial e Marketing), Kidy (Gestão Industrial) e Bibi (Marketing). A melhor matéria foi da jornalista Bárbara Bengua, do jornal Exclusivo.

Pilares
O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que o corpo de jurados da premiação - que só é conhecido no dia da revelação dos vencedores - leva em consideração a Sustentabilidade nos pilares ambiental, econômico, social e cultural. “Os cases vencedores devem levar em consideração essas questões”, comenta. Segundo ele, o conceito vem ganhando força no setor calçadista e o papel da Abicalçados, enquanto representante setorial, é o de fortalecer ainda mais as práticas sustentáveis em todos os seus aspectos. “Além de deixarmos um legado para futuras gerações, de preservação do meio ambiente, percebemos que as empresas que apostam nessas práticas também acabam obtendo ganhos com melhor gestão, economia e imagem perante o consumidor”, acrescenta Schlindwein.

As inscrições para o Prêmio Direções 2019 são gratuitas e estão abertas no site www.premiodirecoes.com.br até o próximo dia 1º de março. Empresas associadas à Abicalçados ainda recebem o benefício da redação do case, que será contratada junto à empresa especializada. Os vencedores, além do troféu do Prêmio Direções, recebem divulgação nos canais de comunicação da Abicalçados.

O Prêmio Direções é uma promoção da Abicalçados que conta com os patrocínios da Couromoda e Francal Feiras. Mais informações, regulamento e inscrições no site www.premiodirecoes.com.br ou pelo e-mail direcoes@abicalcados.com.br.