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Moda Co divulga projetos vencedores

A plataforma de cocriação digital Moda Co - www.modaco.cc, iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), divulgou os vencedores dos desafios. No ar desde abril, o concurso recebeu centenas de propostas de designers de todo o país. Os trabalhos vencedores, na categoria Empresa foram: U-Pathfinders e Red Sun, por Maurício Fernandes (West Coast); Kildare Triangle, por Ana Carolina Fernandes (Kildare); e Endless, por Maicon Ricardo de Matos (Usaflex). Já na categoria de votação dos usuários da plataforma, os vencedores foram: Victor Barbieratto (West Coast), Mauricio Fernandes (West Coast), João Pedro Schmitt (Usaflex) e João Pedro Schmitt (Kildare).

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca o nível das propostas apresentadas. “Foram trabalhos muito bons, que mostram que o Brasil conta com um verdadeiro celeiro de bons designers. A questão é que as empresas de calçados precisam se abrir mais para a tendência da cocriação”, comenta. O Moda Co é um projeto realizado no âmbito do programa Future Footwear, que tem como objetivo criar condições estruturais – e culturais - para que a indústria de calçados se adapte a novos conceitos de modelos de negócios, processos produtivos (Indústria 4.0) e produtos diferenciados.

Os vencedores na categoria Empresa, selecionados pelas desafiantes, recebem R$ 1,8 mil. Já os melhores trabalhos votados pelos próprios designers recebem R$ 700 cada.

Propostas viáveis
As empresas participantes destacaram o potencial das ideias recebidas e a viabilidade de produção em um futuro próximo. O gerente de produto da Kildare, ​Fábio Saul, conta que a iniciativa é uma oxigenação para a indústria. “Ideias, quando vindas de fora da empresa, muitas vezes nos mostram novos caminhos de conceitos e produtos”, comenta, acrescentando que o projeto possibilitou buscar alternativas para demandas internas, as quais os profissionais do setor de criação não têm tempo para se dedicar. “Boas ideias vieram dentro do briefing proposto (calçados fáceis de calçar) e são passíveis de aproveitamento posterior na nossa linha de produtos”, conclui Saul.

O gerente de criação da West Coast, Ismael Souza, diz que as propostas surpreenderam positivamente. “Tivemos uma média muito elevada. As ideias vencedoras são bastante viáveis para a produção”, avalia. A West Coast havia lançado dois desafios, um para calçado fechado e outro para sandálias.

A Usaflex também saiu satisfeita com os resultados do desafio. O diretor de P&D da empresa, Fernando Eduardo Muller, destaca que o conceito de cocriação é parte da estratégia da empresa, pois alinha a percepção de profissionais do setor com as demandas da empresa. “A cocriação é uma ferramenta que traz a visão dos profissionais de design sobre a nossa marca e nos permite descobrir novos talentos, com um olhar externo e, portanto, diferenciado”, aponta, ressaltando que a Usaflex recebeu um volume considerável de propostas. “Num futuro próximo aproveitaremos essas propostas de alguma forma. A ideia é lançar uma coleção cápsula aproveitando o conceito do designer vencedor”, conta Muller.

Patrocinadora da iniciativa, a multinacional portuguesa Endutex é entusiasta da cocriação. “Acreditamos no Moda Co porque está perfeitamente enquadrado nos novos conceitos de negócio – criatividade colaborativa entre empresas, instituições e pessoas. A Endutex está em total sintonia com esse projeto”, comenta o diretor da empresa, José Ricardo de Abreu Pinto, ressaltando que a Endutex busca a proximidade com os novos designers revelados pela plataforma, que representam o “futuro da moda”.  A Endutex é uma das principais fabricantes de componentes para calçados no mundo, com destaque para produtos como forrações e cabedais.

Moda Co
Pioneira no setor, Moda Co é uma plataforma totalmente digital para cocriação de calçados. Nela, empresas podem lançar desafios aos mais de dois mil designers cadastrados. As marcas investem uma taxa para manutenção e premiação dos trabalhos vencedores, que são escolhidos pela desafiante e também pelos próprios usuários em votação on-line, fechando duas categorias por empresa. Conheça em www.moda.cc.