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Moda Co destacou designers em trabalhos para Sugar Shoes e Neorubber

As fabricantes das marcas Coca-Cola Shoes e Diversão, Sugar Shoes e Neorubber, reconheceram os trabalhos vencedores na primeira edição do Moda Co 2019. No total foram recebidos quase uma centena de trabalhos, dos quais seis foram premiados, em seleções da Empresa e por votação on-line da comunidade (confira abaixo).

A diretora da Neorubber, Rodaika Diel, destaca que a empresa acredita que a cocriação é sempre enriquecedora e oportunizou que se pudesse receber ideias de mentes com uma visão externa no negócio, portanto “livres vícios diários da indústria e da rotina dos designers”. “Essa iniciativa nos dá um novo fôlego e motivação para futuros projetos”, disse. 

Segundo ela, além de agregar ideias de diversos profissionais e permitir uma ação colaborativa e disruptiva para as equipes de estilo das empresas proponentes, a participação também teve o propósito de mostrar a mais pessoas o trabalho realizado pelas fabricantes das marcas Coca-Cola e Diversão. “Se soubéssemos a riqueza que teríamos com os resultados dos desafios, teríamos participado antes”, comemora a diretora.

Desafios
Em resposta ao desafio Coca-Cola Contour (Sugar Shoes), o projeto escolhido foi o tênis "Comfort Coke", de Arnaldo Calixto Neto. Com design moderno e referências à clássica garrafa do refrigerante (da sola ao cabedal), o projeto chamou pela qualidade visual. “Trata-se de uma coleção bem variada, com o principal elemento representativo da marca aplicado de forma clara e evidente, conforme solicitado no briefing”, avalia Rodaika, ressaltando que os produtos serão levemente adaptados e possivelmente serão lançados em breve.

O segundo desafio proposto foi Coca-Cola Icon (Neorubber) e teve como ganhador Maurício Fernandes, com o projeto "Hapiness Coca-Cola", que trouxe uma sandália e um chinelo clássico com referências à marca de refrigerantes, apelos sustentáveis e de design. “O projeto vencedor apresentou layouts com coesão conceitual, qualidade visual e riqueza de detalhes, se destacando diante dos demais”, comenta Rodaika.

O terceiro projeto escolhido foi para a marca infantil Diversão (Sugar Shoes). Abusando de ludicidade, cores e criatividade, os produtos da coleção “Chatice não! Quero mais diversão”, de Ana Regal, fizeram referências a animais (borboletas e dinossauros) e ao fogo. “Tivemos muitos projetos interessantes para a marca Diversão, mas o vencedor trouxe a cara da marca de uma forma diferente e que entendemos que pode ser um dos caminhos de diferenciação dentro do portfólio de produtos da marca”, avalia a diretora. 

Além dos trabalhos escolhidos pelas proponentes, que receberam cada um R$ 1,8 mil, também foram escolhidos projetos por meio de votação on-line, realizado pela própria comunidade cadastrada na plataforma. Cada desafio teve um ganhador, que levou para a casa R$ 700.

A plataforma
Criada em 2015, a plataforma de cocriação de calçados Moda Co funciona totalmente on-line, no site www.modaco.cc. Lá, as empresas participantes - já passaram por lá nomes de grandes calçadistas como Piccadilly, Bibi, Pampili, Kidy, Zaxy, Grendene Kids, Werner, Usthemp, Perlatto, Plugt, Usaflex, West Coast, Kildare, Morena Rosa e Veleno - postam seus desafios que são respondidos por uma comunidade de mais de 2,5 mil designers cadastrados. O resultado são projetos inovadores e cheios de criatividade, tanto em produto como em design.

O gestor e Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que a plataforma, pioneira no setor calçadista nacional, tem chamado cada vez mais atenção da indústria. “A cocriação é um caminho sem volta. As empresas só têm a ganhar com a criatividade compartilhada”, ressalta.

Empresas
Fundada em 1998, a Sugar Shoes conta com mais de 1,6 mil colaboradores em duas unidades, no Rio Grande do Sul e Ceará. A produção é de 15 mil pares diários, sendo 10% exportados para países da América Latina. Já a fabricante de chinelos e sandálias Neorubber foi criada em 2010 e conta com 400 colaboradores em duas unidades, no Rio Grande do Sul e Ceará. A produção é de 20 mil pares por dia e tem foco no mercado interno.

Saiba mais sobre o Moda Co no site www.modaco.cc.



Vencedores*

Coca-Cola Contour         
Prêmio Empresa: Comfort Coke, de Arnaldo Calixto de Neto
Prêmio Comunidade: Contour X | O, de Gabriel Dart

Coca-Cola Icon 
Prêmio Empresa: Happiness Coca-Cola, de Mauricio Fernandes
Prêmio Comunidade:  Summer Coca-Cola, de Roberta Espírito Santo

Chatice não! Quero mais diversão
Prêmio Empresa: Diversão da cabeça aos pés, de Ana Regal
Prêmio Comunidade: Friendly Diversão, de Maurício Fernandes
 
* imagens não divulgadas por motivos de confidencialidade dos projetos vencedores, conforme contrato.