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Moda Co 2018 lança desafios para designers

A plataforma digital de cocriação Moda Co – www.modaco.cc - está divulgando os desafios que poderão ser respondidos pelos mais de dois mil designers cadastrados na plataforma. Para esta edição, uma das propostas é da própria Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), criadora da iniciativa. Trata-se de um projeto que, no âmbito do programa Future Footwear, busca o desenvolvimento de um calçado com tecnologia embarcada, os famosos wearables. Os outros desafios são das indústrias de calçados Morena Rosa e Veleno, o primeiro para produtos de verão com diferenciais estéticos e de design e o segundo para uma coleção que sintetize a essência da marca, inspirada pelo minimalismo e pela modernidade.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, conta que, a cada edição, o projeto ganha mais adesão e dirimi a “desconfiança” da indústria calçadista. “Somos parte de um setor ainda muito tradicional, que tem dificuldades para se abrir à cocriação, método que é realidade na maior parte dos segmentos”, avalia o gestor. Ele conta que a ideia de lançar um desafio da entidade veio com  o intuito de estimular a criatividade dos designers, que devem construir um calçado unissex que tenha tecnologia embarcada e que vá além da estética. “Hoje já temos tecnologia estética embarcada, caso da aplicação de led. A nossa intenção é levantar propostas que atendam requisitos do pé e do corpo do usuário, como temperatura, ergonomia etc”, explica o gestor, acrescentando que os projetos enviados devem apresentar, além dos esboços, uma descrição que contextualize o problema a ser resolvido, o descritivo de materiais e dispositivo e a viabilidade de tornar a criação um protótipo.

O desafio da Morena Rosa busca três calçados femininos conceituais, que não sejam injetados ou botas, para a temporada primavera-verão, e que estejam de acordo com o DNA da marca, que trabalha com as principais tendências de cada estação. O público-alvo da empresa é formado por mulheres de 25 aos 35 anos das classes A e B. A Veleno, por sua vez, busca quatro produtos com materiais nobres (a marca não utiliza plástico ou sintéticos) - scarpin, sandália, rasteira e sapatilha - , inspirados no minimalismo e modernidade. O público-alvo da empresa é composto de mulheres entre 30 e 50 anos, antenadas nas tendências de moda.

Como participar
O designer que já é cadastrado no site do desafio pode acessar as propostas detalhadas na íntegra e iniciar o trabalho. Já para o usuário não cadastrado, basta acessar o site www.moda.cc e fazer a inscrição, que pode ser realizada via perfil do Facebook, de forma gratuita. Assim que o cadastro for validado, ele terá acesso aos desafios e poderá respondê-los na própria plataforma, através do upload do arquivo.

As respostas poderão ser enviadas até o próximo dia 10 de outubro e os vencedores serão revelados no início de novembro. Para a escolha do vencedor do desafio da Abicalçados, será formado um comitê de especialistas na área de calçados e tecnologia. Já os vencedores dos desafios das indústrias serão reconhecidos pelas próprias. 

Nesta edição, o Moda Co distribuirá um total de R$ 7,5 mil em premiações e ingressos para o Campus Party Brasil 2019, evento que acontece em fevereiro, em São Paulo/SP. Cada um dos três desafios premiará dois participantes, nas categorias Empresa e Comunidade. O desafio proposto pela Abicalçados, na categoria Empresa, premiará o vencedor com R$ 2,5 mil e ingresso para o evento paulista. Já o melhor trabalho da categoria Comunidade, escolhido pelos próprios usuários da plataforma,  receberá ingresso para o Campus Party Brasil. 

Os desafios propostos pelas calçadistas premiarão, na categoria Empresa, com R$ 1,8 mil, e na Comunidade com R$ 700.

A iniciativa Moda Co 2018 é patrocinada pela Endutex, fornecedora de componentes para o setor calçadista sediada em Três Coroas/RS. O diretor da empresa, José Ricardo Pinto, ressalta que a ideia de patrocinar a iniciativa veio pela sinergia entre o projeto de cocriação e os princípios da multinacional portuguesa. “A Endutex acredita nessa forma de realizar negócios, e por isso se identifica tão facilmente com o projeto da Moda Co”, frisa o empresário, ressaltado que estar próximos desses “novos criativos” (por meio da plataforma) é uma forma de estimular o desenvolvimento de novos produtos e da moda em geral. “Nós acreditamos e apostamos nesta nova geração para fazer a diferença no mercado. Eles serão os novos criadores e futuros consumidores”, conclui.

Saiba mais sobre o projeto no site www.modaco.cc.



OS DESAFIOS

1) Future Footwear/Abicalçados
O melhor trabalho na categoria Empresa será escolhido por um comitê de especialistas no setor. O produto deve conter tecnologia embarcada, ou seja, ser um wearables. A premiação é de R$ 2,5 mil e um ingresso para o Campus Party Brasil; 

O prêmio Comunidade será escolhido por meio de votação pelos próprios designers inscritos na plataforma. O melhor trabalho levará um ingresso para o Campus Party Brasil.

2) Morena Rosa
A fabricante busca três produtos para a coleção de verão/19. A premiação é de R$ 1,8 mil para o melhor trabalho na categoria Empresa e de R$ 700 para o escolhido na categoria Comunidade;

3) Veleno
A marca carioca busca quatro produtos com a essência da grife, que une minimalismo e modernidade - scarpin, sandália, rasteira e sapatilha. A premiação é de R$ 1,8 mil na categoria empresa e de R$ 700 na categoria Comunidade.