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MMX traz uma maratona de conteúdo sobre Design, Tecnologia e Negócios

Datada para ocorrer em 7 e 8 de dezembro no ParkShopping Canoas, em Canoas/RS, a MMX é uma maratona focada no futuro do calçado, e traz uma programação com atividades diversificadas, com destaque para o circuito de palestras que abordam interessantes provocações acerca de temas em ascensão no segmento, envolvendo os pilares Design, Tecnologia e Negócios. O evento é um projeto da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), evolução da antiga Maratona Mude. A compra dos ingressos e a programação na íntegra estão disponíveis no site www.maratonammx.com.br.
 
Design
Integrando a programação de palestras que trazem o design como tema, figura a palestra Biomimética: Inovação inspirada pela natureza, ministrada por Giane Brocco, fundadora do Biomimicry Brasil e da Amazu Biomimicry. A palestra abordará ideias e cases inovadores sobre como empresas, produtos, processos, sistemas e a vida podem se tornar mais inovadores, sustentáveis e regenerativos quando se aprende a observar a natureza. “A Biomimética é uma imitação da vida, quando passamos a olhar para a natureza como mentora dos nossos projetos, a fonte de inovação que precisamos para criar algo novo. Ao aprendermos a aprender com a natureza, temos a capacidade de encontrar respostas para a criação e evolução de materiais resistentes ao fogo, à água, biodegradáveis. Precisamos olhar com mais atenção para todos os bilhões de anos de existência da terra e não somente para as evoluções dos últimos 60 anos”, afirma Giane. Em contraponto ao viés da natureza, a MMX promove a palestra Weareables: o impacto da transformação digital na moda, em que a colunista de moda e tech da Vogue Brasil, Alexandra Farah, discorrerá sobre como a alta tecnologia transforma a indústria da moda, dos materiais à distribuição.
 
Tecnologia
O assunto tecnologia também terá destaque especial, representado pela palestra Robôs colaborativos, em que Denis Pineda, country manager da Universal Robots, explica por que a utilização de robôs colaborativos tem crescido em ritmo superior a 70% ao ano e, quais os impactos da utilização desta tecnologia disruptiva na manufatura: “Cobots, como são chamados, são robôs que foram desenvolvidos para trabalhar lado a lado com humanos de forma segura. Diferentes dos robôs convencionais, que precisam ser isolados e contam normas e dispositivos de segurança, a instalação dos cobots é simples, mais barata e otimiza o espaço no chão das fábricas. Dessa forma, possuem excelente custo-benefício, proximidade de mercado e a possibilidade de empresas de todos os portes puderem se beneficiar com essa tecnologia”, informa o especialista. O universo das experiências multissensoriais é outro assunto abordado, com a palestra Realidade virtual e aumentada: construindo experiências multissensoriais com as marcas, apresentada pelo professor e pesquisador Eduardo Zilles Borba, mostrando que, com a ajuda da tecnologia, as marcas podem criar experiências cada vez mais envolventes com seus consumidores.
 
Negócios
Outro pilar que é protagonista da maratona é o de negócios. Buscando soluções que propiciem sustentabilidade e respeito para com o mundo e os seres vivos, tem sido uma das discussões mais em pauta nos últimos tempos. É nesse contexto que a palestrante Camila Viana, ativista de modelos de negócios mais sustentáveis e voluntária do grupo promotor de Sistema B no Rio Grande do Sul, traz o assunto Sistema B: negócios sustentáveis e do bem. A palestra vem para questionar o propósito das empresas no mundo, através do Sistema B, um movimento global que luta por uma economia em que o sucesso das empresas é medido por meio do bem-estar das pessoas, da sociedade e da natureza. Em sintonia com esse tema, a MMX promove a apresentação da Fashion Revolution - ética, transparência e sustentabilidade na moda, palestra ministrada por Lisieux Hetzel Pereira, embaixadora do Movimento Fashion Revolution. Serão abordadas questões como a necessidade de uma revolução na indústria, no consumo e no descarte de produtos de moda e quais as práticas que podem ser inseridos em diversos segmentos a curto, médio e longo prazo.

Programação completa e ingressos
Além do circuito de palestras, a MMX conta com uma programação que inclui oficinas, startups (mostra, pitch e rodadas de negócio), espaço realidade virtual, espaço Makers, Espaço Fábrica & Materioteca, além da tradicional Batalha Criativa entre designers de calçados e do Hackathon, competição de soluções tecnológicas, que podem ser conferidas no site www.maratonammx.com.br

Ingressos do evento são vendidos separados por dia, no valor de R$ 90, ou por combo, no valor de R$ 160, sendo que associados da Abicalçados e estudantes pagam meia entrada. O ingresso ao evento permite assistir todas as palestras, cases e interação dos espaços, exceto oficinas que são vendidas separadamente.
 
Ingresso Individual: 07/12 - R$90,00
Ingresso Individual: 08/12 - R$90,00
Ingresso Combo: 07 + 08/12 - R$160,00
Estudante: 50% (exceto nas oficinas)
Associado: 50% (exceto nas oficinas)
 
* Os ingressos do evento são vendidos em duas modalidades: separados ou combo. O ingresso ao evento permite assistir todas as palestras, cases e interação dos espaços, exceto oficinas que são vendidas separadamente.
 
A realização do evento é da Abicalçados, com patrocínios do ParkShopping Canoas Couromoda, Francal e Colorgraf, parceria da Grow+ Aceleradora de Startups, iTinvent, Koralle, PlanXP e apoio de Sebrae e CNPQ.