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Missão Comercial Peru reforça o potencial do mercado

A promissora economia peruana, a proximidade cultural e a referência do calçado brasileiro como sinônimo de qualidade e design pautaram a 1ª Missão Comercial do Brazilian Footwear no Peru. Realizada em Lima, entre os dias 11 e 13 de novembro, a ação contou com 30 marcas nacionais que aproveitaram as rodadas de negócios para fazer mais de 330 contatos com compradores locais, convidados através do serviço de matchmaking. A Missão teve, ainda, Seminário Preparatório, visita ao mercado local e ação de promoção de imagem, o Photocall. A iniciativa foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Novo mercado-alvo do Brazilian Footwear no biênio 2019/2021, o Peru se destaca por ser um país em constante crescimento, com elevação do PIB acima da média registrada nos demais países da América Latina - a previsão é de que o país cresça 4% ao ano até 2023. Para Paola Pontin, analista de Promoção Comercial da Abicalçados, as projeções positivas da economia peruana e o potencial consumidor do mercado apontam para parcerias comerciais promissoras. “Durante as rodadas de negócios pudemos observar a sintonia entre as marcas brasileiras e os varejistas peruanos. Além disso, o nosso grupo era bem composto, tendo calçados de todos os segmentos, materiais e faixas de preço, o que auxiliou na prospecção e atração dos compradores”, frisa Paola. Prova do sucesso da ação pode ser vista nos resultados finais: a expectativa é de que sejam gerados mais de USD 3,55 milhões com a venda de aproximadamente 225 mil pares.

Entre os expositores, o clima também era de otimismo. “O showroom superou as nossas expectativas, estamos saindo com alguns pedidos fechados e muitos negócios em vista. Já conhecíamos o mercado e participamos com o intuito de abrir novos clientes e, claro, fazer a manutenção de alguns que já trabalhamos”, ressalta Fábio Spohr, diretor da Stéphanie Classic, de Três Coroas/RS. Coro reforçado por Thiago Guimarães, representante das marcas infantis Plugt e Peki Lili, de Birigui/SP. “Recebemos vários contatos e as expectativas são muito boas para os próximos seis meses. Ainda não trabalhamos com o Peru e, através da Missão, começamos a dar os primeiros passos”.

Estreando em ações da Abicalçados, a Marina Mello, de Nova Serrana/MG, saiu satisfeita com os contatos realizados na Missão. “Já estamos trabalhando com um cliente peruano e, no evento, recebemos compradores potenciais, que mostraram interesse em começar a desenvolver um trabalho com a empresa, que está iniciando na exportação”, destaca Eduardo Von Reisswitz, gerente de exportação da Marina Mello, que hoje exporta para Equador, Colombia, Argentina, Chile e Peru.

 

Seminário Preparatório e Photocall

Além das rodadas de negócios, a Missão Comercial Peru contou com o Seminário Preparatório, realizado antes do showroom abrir suas portas. Durante toda a manhã do dia 11 de novembro, os empresários brasileiros puderam conhecer mais do mercado peruano, por meio de apresentações de Cauê Oliveira Fanha, da Embaixada do Brasil em Lima; Carlos Sánchez Badillo, do escritório da Apex-Brasil da América Latina; e de Iván Olaechea del Valle, diretor da Citecall Lima; bem como de Alice Rodrigues, coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, e Paola Pontin. Após o Seminário, as empresas fizeram visitas ao mercado.

Em paralelo ao primeiro dia das rodadas de negócio, no dia 12, o Brazilian Footwear promoveu o Photocall, evento que colocou frente a frente as marcas brasileiras com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores do Peru. “Percebemos que, no Peru, a televisão ainda tem bastante força, principalmente com os temas político, econômico e cultural, mas não trabalha tanto com moda. Por isso, focamos nossos esforços nas influenciadoras digitais, em especial as micro, que possuem grande relevância com consumidores finais. Tanto que as convidadas postaram o conteúdo que produziram durante o Photocall em tempo real e, automaticamente, receberam muitos feedbacks de suas seguidoras, questionando onde encontrar os produtos brasileiros”, conta Alice.

Participam da Missão as marcas Usaflex, Di Valentini, Ala, Zatz, Democrata, Sapatoterapia, Offline, Sua Cia, Smidt, Mariotta, Coratta, Suzana Santos, Renata Mello, Stéphanie Classic, Werner, Andine, Bebecê, Cecconello, Valentina, Eléia, Kildare, Savelli, Ferrucci, Klin, World Colors, Plugt, Peki Lili, Marina Mello e Vicenza.

 

Sobre o Brazilian Footwear:

Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

 

Sobre a Apex-Brasil:

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.