Abinforma

Grupo Futuro vai ao Rio de Janeiro

Formado por jovens lideranças do setor calçadista brasileiro, o Grupo Futuro esteve em visitas técnicas a empresas cariocas entre os dias 25 e 26 de outubro. A primeira visita, no dia 25, aconteceu nas Organizações Globo, quando conversaram com gestores do grupo de comunicação mais influente do Brasil, como o diretor de Mídias Sociais, Carlos Alberto Ferreiras, com quem falaram sobre a gestão as plataformas virtuais e as estratégias mais eficazes para uma boa comunicação com o público. O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que o grupo possui telas com dashboard de audiência, comportamento e engajamento das diferentes redes. “Relacionamento, diálogo, análise de dados e um bom trabalho com influenciadores e micro influenciadores, inclusive cocriando ações com eles, foram dicas essenciais que absorvemos”, conclui Schlindwein. 

No segundo dia de atividade, 26, os 10 participantes foram recebidos nas empresas RESERVA e FARM, cases indicados pelo Grupo como modelos de negócios interessantes de serem conhecidos na prática. O objetivo das visitas foi compreender as estratégias de posicionamento das organizações no mercado de moda. Na RESERVA, o encontro coordenado pelo diretor de Novos Negócios e Licenciamentos da empresa, Pedro Cardoso, teve foco no reposicionamento da marca com propósito de expansão para outros segmentos, além do vestuário, como cosméticos, utensílios de casa e calçados. 

Guiada por Anne Sapin, responsável pela parte de calçados da companhia, a visita à FARM centrou-se na criação. Conhecida pela diversidade de estampas marcantes, a empresa apresentou seus processos de construção criativa e dividiu as iniciativas para fortalecimento da marca no mercado calçadista. “Em ambas as visitas, tivemos momentos de interação e compartilhamento entre os calçadistas e as empresas. Além de absorvermos conteúdos que podem contribuir para nossa indústria, pudemos cooperar como nossa expertise sobre o setor”, conclui Schlindwein.