Notícias

Future Footwear promove ações na Semana do Calçado

Duas ações do programa Future Footwear, lançado em agosto, farão parte da Semana do Calçado, que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro, em Novo Hamburgo/RS. Na programação estão previstas o FF Exchange, uma rodada de negócios entre empresas do setor coureiro-calçadista e fornecedores de tecnologia e gestão, e o FF Meeting, um encontro com o objetivo de aproximar entidades setoriais de tecnologia e indústria calçadista.
 
Marcado para acontecer das 14h às 17h do dia 18, na sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), em Novo Hamburgo, o FF Exchange é uma rodada de negócios tipo “speed dating” entre empresas âncoras associadas às entidades realizadoras e fornecedores de soluções em Tecnologia da Informação e Consultoria em Gestão. Estão confirmadas como âncoras as empresas Arezzo/Schutz, Sugar Shoes, Grupo Priority (West Coast/Cravo e Canela), Bibi, Terra & Água, Axi Ambiental, NBN Automação Industrial, Mecsul Máquinas e Equipamentos, BKS Indústria e Comércio de Máquinas, Soubach Special Leathers, Courovale, Couros Bom Retiro, Orisol e Dublauto. Segundo a gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, o objetivo da rodada é aproximar as soluções tecnológicas e inovadoras da cadeia coureiro-calçadista. “Queremos que as empresas que hoje trabalham no setor calçadista conheçam soluções que já existem para o aumento da sua produtividade”, comenta a gestora.
 
Meeting
No dia 19 é a vez do FF Meeting. O encontro de entidades representativas do setor calçadista e afins acontecerá na sede da Abicalçados, também em Novo Hamburgo/RS, das 13h30 às 17h30. “O objetivo é criar o engajamento das entidades parceiras do setor e de fora dele, especialmente as representativas de setores ligados à tecnologia e inovação. A partir do conhecimento construído no evento, vamos unir forças para discutir e aplicação dos conceitos da Indústria 4.0 no setor”, adianta Roberta.
 
Estão confirmados no encontro, de onde deve resultar um grupo de trabalho para a inserção dos conceitos da manufatura avançada na cadeia coureiro-calçadista, além das entidades realizadoras do Future Footwear, representantes da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), da Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul), do Trino Polo (Polo de Informática de Caxias do Sul), do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec/Fiergs), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e das universidades Feevale, Unisinos, PUCRS e UCS.
 
Future Footwear
Lançado no último dia 24 de agosto, o Future Footwear é um guarda-chuva de ações que tem o intuito de estabelecer uma verdadeira revolução no setor coureiro-calçadista brasileiro através dos conceitos da Indústria 4.0. O programa é conduzido pela Abicalçados, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq), com o apoio do Instituto By Brasil (IBB) e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).