Notícias

Francal comemora 50ª edição com muito conteúdo e boas projeções de vendas

A 50ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios - Francal, que acontece entre os dias 16 e 19 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, é de boas projeções para os calçadistas. Apesar de um primeiro semestre conturbado, com demanda interna desaquecida, paralisação dos caminhoneiros e instabilidades no mercado externo, a expectativa é de que a partir do segundo semestre, com o start das vendas de Primavera-Verão, a situação tenha uma guinada positiva.
 
Com 450 empresas expositoras e a expectativa de receber mais de mil importadores de 50 países, a Francal traz para a sua 50ª edição muito conteúdo para industriais e varejistas. Seguindo uma tendência do mercado de feiras, o objetivo é gerar uma experiência completa ao visitante. “Trouxemos uma gama enorme de conteúdo sobre moda, comércio eletrônico, tendências de varejo e conceito de visual merchandising para inspirar os nossos visitantes”, comenta o presidente da mostra, Abdala Jamil Abdala, também projetando bons negócios, especialmente com o mercado internacional.
 
O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, destaca que, embora o primeiro semestre tenha ficado aquém das expectativas, o setor deve sentir uma recuperação gradual partir da realização da Francal. “No início do ano, tínhamos uma expectativa melhor, de recuperação da demanda doméstica - que representa 85% do total das vendas. Infelizmente, instabilidades no mercado externo e a crise política, com forte impacto econômico, não deixaram que essa perspectiva se tornasse realidade. Se tivermos uma recuperação neste ano, teremos justamente a partir das vendas das coleções de Primavera-Verão, que serão apresentadas na Francal”, projeta Klein, acrescentando que as vendas da temporada quente representam cerca de 70% do total de vendas de calçados brasileiros.
 
Abicalçados
A Abicalçados participa da feira paulista com ações de promoção comercial e de imagem. Para esta edição, a entidade calçadista realiza, em parceria com o Escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos da Eurásia (Apex-Brasil Eurásia), o Projeto Comprador Vip. A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca que a vinda de um dos maiores grupos de calçados e artigos infantis da Rússia deve gerar bons negócios para calçadistas presentes no evento. “O grupo Gulliver possui mais de 100 lojas no território russo e busca calçados infantis que unam qualidade e conforto, atributos do nosso produto”, avalia Letícia.
 
Além do projeto comercial, a entidade realiza, por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Apex-Brasil, o Projeto Imagem. Por meio deste, serão trazidos ao Brasil nove veículos segmentados dos principais mercados para o calçado brasileiro no exterior. Serão jornalistas e formadores de opinião da Argentina (Serma), Colômbia (Style America, El Tiempo e Publimetro), Espanha (Globalfashion), Itália (Edizioni AF e Moda Pelle), Rússia (Shoes Magazine) e Emirados Árabes Unidos (Forbes Middle East). “O objetivo é proporcionar uma maior visibilidade para o produto Made in Brazil no exterior, sendo que esses veículos publicam os materiais produzidos durante a Francal”, conta a coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, Alice Rodrigues.

A Abicalçados também é apoiadora do Francal Talks, palestras com especialistas sobre as mais recentes tendências da indústria e do varejo de calçados, que acontecem no espaço localizado na rua G com avenida 8. Confira a programação:

16/07
14h – Futuro do Consumo, com Patrícia Sant’Anna (IED São Paulo);
16h45 – Experiência de Compra e Tecnologia, com Cintia Lie (IED São Paulo);
17h45 – Hot Trends para mercado de bolsas e acessórios, com Raul Vieira (IED São Paulo);

17/07
11h – Marketing digital e moda, com Fernando Souza (IED São Paulo);
13h – Aprendizado na velocidade da luz para o varejo de calçados, com Rodrigo Valente  (ESPM-Sul);
14h – Tecnologia no varejo 4.0, com Lucila Campiglia (IED São Paulo);
15h – Tendências de consumo e a nova Era da Inovação, com Meline Moumdjian (IED São Paulo);
17h – Seamless: sua loja mais digital, com Lucas Feltes (WT.AG);

18/07
11h – Potência do ativismo na moda sustentável, com Mariana Villaça (IED São Paulo);
13h – Marketing nas redes sociais, com Cristiano Santos (influenciador e palestrante sobre mídias sociais);
14h – Marketing de experiência na moda, com Karina Kotake (IED São Paulo);
15h – Fashion Tech: como a tecnologia está transformando o mercado de moda, com Maria Nápole (Dafiti);
17h – O que o novo consumidor compra? Como a internet colocou o consumidor como protagonista, com Rafael Martins (Share).