Notícias

FF Enterprise: equipes finalistas recebem mentorias para inovar o setor

No sábado, dia 16 de junho, a sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em Novo Hamburgo/RS, foi palco de muito aprendizado. Na ocasião, as cinco equipes finalistas do FF Enterprise, torneio empreendedor que visa novas tecnologias e soluções para o setor coureiro-calçadista junto à comunidade, receberam mentorias para seus projetos. Os mentores, 12 profissionais de diversas áreas relacionadas à inovação, ouviram as propostas, questionaram lacunas e sugeriram soluções para fortalecer, ainda mais, as ideias.

A gestora de projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, recebeu a todos explicando a dinâmica de trabalho e agradecendo quem saiu de casa no dia frio para pensar o futuro da indústria calçadista. “As equipes circularão entre as salas de mentorias, tendo 30 minutos com cada grupo de mentores. Temos, aqui, grandes profissionais à disposição das equipes, explorem seus conhecimentos, tirem o máximo de proveito para aprimorar seus projetos”, aconselhou Roberta.

Bel Santos e Débora da Silva, da H2Hub, empresa que trabalha com educação empreendedora, com sede no parque tecnológico de São Leopoldo/RS (Tecnosinos), fizeram parte do time de especialistas. Segundo elas, o papel dos mentores consiste em escutar mais do que falar. “É importante ouvir os planos com atenção, observando as fragilidades dos projetos”, explica Débora. “E em cima das lacunas, ajudar os membros a pensar soluções”, completa Bel. “Temos muita experiência em desenvolver novas ideias, além de eu já ter trabalhado muitos anos na área calçadista e conhecer o mercado. Acredito que temos a agregar, dando subsídios para as equipes pensarem seus negócios”, destaca Bel.

A equipe Sauve é uma das finalistas, com uma proposta de embalagens infláveis para os calçados, os integrantes Luis Fernando Schmidt e José Manuel Veloso, poderão aprimorar o projeto a partir dos questionamentos e sugestões dos mentores. “Começamos a estudar uma nova maneira de transportar os sapatos em 2014, em 2016 patenteamos a solução que encontramos. Mas muitas das questões levantadas na atividade, não tínhamos pensado ainda. Certamente, nosso projeto sairá mais forte daqui”, conta Veloso.

A manhã de atividades encerrou com o sorteio da ordem em que as equipes finalistas farão seus pitchs – apresentações curtas com objetivo de vender um projeto a investidores –, que serão avaliados por uma banca composta por empresários do setor, no dia 21 de junho, data do término do torneio e da cerimônia de premiação, na Abicalçados. A ordem será: Fabrica do Conhecimento; Wise; Freeform; EVmas e Sauve.   

Future Footwear

O FF Enterprise é uma ação do programa Future Footwear, criado em agosto de 2016 e que tem como objetivo criar condições para uma “revolução” na cadeia coureiro-calçadista, por meio de novos produtos, novos processos e novos modelos de negócios. O programa é conduzido pela Abicalçados, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq).