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14/02/2017

Feira calçadista norte-americana terá 34 marcas brasileiras


  • Feira calçadista norte-americana terá 34 marcas brasileiras

A feira norte-americana FN Platform, que acontece em Las Vegas entre os dias 21 e 23 de fevereiro, promete ser de bons resultados para as 34 marcas verde-amarelas que irão expor seus produtos de outono-inverno com o apoio do Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante a mostra, que contará com 700 expositores de 30 países, será lançado o projeto Design na Pele, desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Abicalçados e as marcas calçadistas Kildare e Guilhermina.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruísa Scheffel, destaca que a maior procura das marcas brasileiras pelo evento demonstra a importância que o mesmo tem assumido em nível internacional. “Essa feira, além de trazer bons números com relação a negócios, é uma ótima plataforma para posicionamento de marca no mercado norte-americano. Além disso, a feira atrai desde grandes players como Zappos, Sears, Macy's e Nordstrom até compradores com redes de lojas menores e butiques”, comenta a analista, ressaltando que 75% dos visitantes são dos Estados Unidos. 

Segundo ela, a expectativa para a mostra é positiva, tendo em vista que a cada edição as marcas nacionais se consolidam mais no mercado e conseguem abrir novas oportunidades de negócios. “Temos um grupo de marcas fortes nesta edição, composto por grifes que já participam da ação há anos e estão consolidadas no mercado e outras que estão buscando a abertura e crescimento no varejo norte-americano”, acrescenta Ruísa.

Mercado
Segundo a analista, a expectativa positiva passa ainda pela importância do mercado dos Estados Unidos para o calçado brasileiro. “Atualmente os Estados Unidos são o nosso principal mercado, respondendo por mais de 20% do total gerado pelas exportações de calçados”, ressalta. No ano passado, os norte-americanos compraram 13,24 milhões de pares que geraram US$ 221,36 milhões, 15,4% mais que em 2015. A tendência de aumento das importações de calçados brasileiros pelos norte-americanos seguiu no primeiro mês do ano, quando compraram 1,3 milhão de pares por US$ 16 milhões, alta de 5,1% em relação a janeiro do ano passado.

Design na Pele
Além de bons negócios, a FN Platform será palco para o lançamento do projeto Design na Pele, desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e que conta com a parceria da Abicalçados e das calçadistas Kildare e Guilhermina. Criado para valorizar o design do couro, nesta edição do projeto serão desenvolvidos calçados em parceria com os estilistas Ronaldo Fraga (Kildare) e Patrícia Viera (Guilhermina), com matérias-primas diferenciadas fornecidas pelos curtumes Bom Retiro, Moderno e Rusan. O evento de lançamento está marcado para o dia 22.

Participam da feira com o apoio do Brazilian Footwear as marcas Rider, Grendha, Zaxy, Cartago, Ipanema, Anatomic & Co, Moema, Schutz, Pampili, Boaonda, Cherry by Boaonda, Lais Romani, Shoetherapy, Carrano, Ferracini 24h, Malu, Território Nacional, Via Scarpa, Scarpinha, Ferri, Vicenza, Guilhermina, Sollu, Klin, Freeway, Contramão, Raphaella Booz, Rafarillo, Suzana Santos, Renata Mello, Kidy, Adrun, Cristófoli e Bibi.