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Farm apresenta case sobre sustentabilidade no SNIC 2019

Marcas no limite. Marcas sem limite. Essa é temática da 23ª edição do Seminário Nacional da Indústria Calçadista (SNIC) - evento realizado pela Abicalçados -, que já traz no seu título o questionamento sobre a fronteira que divide dificuldade e oportunidade de mudança. O bordão dos anos 90 que sugeria tirar o S da crise para dar vazão à criatividade continua pertinente. A diferença da discussão em pleno 2019 é que, agora, não há apenas um ponto especial a ser superado. Os obstáculos estão no orçamento, no tamanho das equipes, na velocidade da inovação tecnológica, no domínio de ferramentas de comunicação com o cliente, no mercado, na matéria-prima, ou seja, em várias frentes, ao mesmo tempo e de forma urgente.   

Esse último item foi ressignificado pela marca carioca Farm e deu início a um processo intenso e contínuo de mudanças no modelo de negócio da grife. Um projeto chamado re-Farm reorientou conceitos de matéria-prima e, a partir daí, abriu possibilidades de trabalho com materiais que antes eram desperdiçados. Além disso, trouxe novas parcerias e consolidou o assunto sustentabilidade dentro da empresa. É sobre essa experiência que Pedro Horta, coordenador de Sustentabilidade do Grupo Soma, vai falar nesta edição do SNIC. “O projeto surgiu a partir de uma série de estudos, de diagnósticos e da vontade da Farm de fazer mais pelo meio ambiente e pelas pessoas. Ele surgiu com o propósito de repensar o processo de produção da Farm. A primeira parceria foi com o re-Roupa que faz peças de upcycling. A partir daí começamos a trabalhar as questões de resíduo e tudo foi se desenvolvendo”, relata Pedro.  

Trazer esse tema para discussão é importante porque qualifica o olhar do público participante do evento para uma análise do seu próprio negócio. Para o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, sustentabilidade é um tema pertinente porque, além de atender ao apelo do novo consumidor e da tendência dos novos negócios, é um pilar estratégico importante. “Sustentabilidade traz ganhos econômicos, reduz custos, reaproveita melhor recursos, aumenta produtividade, melhora controle de resultados e sinaliza uma preocupação maior da empresa com sua economia, com as pessoas e com o meio ambiente”, enfatiza Schlindwein. 

Hoje, o tema já não é mais exclusivo para uma única parcela do mercado consumidor, embora algumas causas específicas tenham mais força em determinados fóruns. Para Horta, a questão já está popularizada e as pessoas buscam por uma atuação mais sustentável das marcas e por empresas mais responsáveis. “O público geral tem uma visão superficial sobre o assunto, mas tem interesse em saber se alguma coisa tá sendo feita e se tem algo que ele também possa fazer para ajudar o meio ambiente. Quando a gente mostra o que está fazendo, o consumidor se sente parte disso e, de certa forma, sente que também está contribuindo de uma maneira positiva. Hoje, todo mundo tem uma consciência de responsabilidade socioambiental e consegue enxergar valor nessas ações”, destaca o coordenador do grupo Soma, responsável pela Farm e outras marcas. 

A 23ª edição do SNIC é uma promoção conjunta da Abicalçados e sindicatos das Indústrias de Três Coroas (SICTC) e de Igrejinha (Sindigrejinha). Os patrocínios são da Colorgraf, Couromoda e Francal, e a parceria das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Associação Brasileira dos Agentes Digitais (AbradiRS), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB).

Para saber mais detalhes sobre o case da Farm e entender o surgimento de um novo modelo de consumo mais consciente, cooperativo, compartilhado e colaborativo, participe da próxima edição do SNIC.

Confira o serviço:
23º SNIC
Data: 21/08/2019
Horário: das 9h às 17h
Local: Centro de Eventos Faccat - av. Oscar Martins Rangel, 4500. Taquara/RS
Mais informações e ingressos*: www.abicalcados.com.br/snic
*Descontos especiais: Associados Abicalçados, Sindicato de Três Corôas e Sindicato de Igrejinha (com a utilização do código promocional) e estudantes (com apresentação da carteirinha no dia do evento)
 

Pedro Horta, coordenador de sustentabilidade do grupo Soma, responsável pela marca Farm