Notícias

Entidades apresentam Semana do Calçado 2018

As entidades da cadeia coureiro-calçadista, além das promotoras de feiras Couromoda e Fenac, estiveram reunidas na manhã de hoje (06) para apresentar a programação da Semana do Calçado 2018. O evento, que será realizado em Novo Hamburgo/RS, entre os dias 16 e 27 de setembro, reúne diversas ações que visam melhorar a competitividade da indústria do segmento por meio de informação, capacitação e desafios tecnológicos. A apresentação ocorreu na sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), que promove a Semana ao lado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae). 

Na oportunidade, o presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, ressaltou que a Semana do Calçado é fruto de uma união das entidades representantes da cadeia coureiro-calçadista nacional. “O momento é desafiador não somente para o nosso setor, mas para a indústria em geral. Isso só aumenta a importância desse momento de união em prol do desenvolvimento da cadeia”, disse. 

O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, lembrou um episódio recente, quando perguntado como a cadeia coureiro-calçadista nacional, mesmo em meio a tantas adversidades, conseguia se manter competitiva, para ressaltar a importância da iniciativa. “Eu respondi, porque trabalhamos juntos, trabalhamos em bando, e é assim que conseguimos, por meio da união, continuar competitivos”, destacou. 

Além da “união”, outras palavras de ordem deram o tom da coletiva para jornalistas: aperfeiçoamento, capacitação e inovação. Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Marlos Schmidt, o papel das entidades representativas é mobilizar o segmento para superar os desafios e fortalecer a indústria. 

Para a superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimarães, é momento de apostar na inovação, fazer com que as empresas saiam da “zona de acomodação” diante dos desafios propostos pela situação política e econômica atual. 

A Semana do Calçado 2018 é uma ação promovida pelo IBTeC e Sebrae, com o apoio das entidades Abicalçados, Abrameq, ACI/NH, Assintecal, Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (na ocasião representada pela Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul (AICSul), e pelas promotoras Couromoda e Fenac.  

Para participar, as inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.semanadocalcado.com.br, ou diretamente com cada entidade responsável por cada atividade.



Confira a programação:

IBTeCHDAY – 16 de setembro
O IBTeCHDAY é uma maratona de desafios tecnológicos que tem como objetivos buscar soluções tecnológicas para os principais gargalos do setor e identificar potenciais projetos inovadores, estruturando rede colaborativa para o desenvolvimento de inovações e integrando profissionais e empresas de diversas áreas do conhecimento. Para este ano, o Instituto traz uma inovação para sua maratona de desafios tecnológicos, com a possibilidade de participações a distância, a partir de um link de comunicação, o que dá projeção nacional ao evento. Com inscrições abertas até dia 12 de setembro, o IBTeCHDAY será realizado dia 16 de setembro, um domingo, das 8h às 19h, na sede do IBTeC (rua Araxá, 750 – Novo Hamburgo/RS). Podem participar startups, grupos de estudantes, além de micro e pequenas empresas, em formação de grupos de até quatro integrantes (a participação pode ser também individual). O número de vagas é limitado em 120 participantes presenciais e 40 no módulo on-line. A iniciativa é do IBTeC em parceria com Sebrae, Tecnosinos, Feevale Techpark e Tecnopuc.

Materioteca – 18 e 19 de setembro
Nos dias 18 e 19 de setembro, terça e quarta-feira, Assintecal e Sebrae realizarão na sede do Instituto by Brasil (rua Júlio de Castilhos, 526, em Novo Hamburgo/RS), a Materioteca. Nos dois dias, empresas do setor coureiro calçadista poderão visitar a mostra, no horário das 13h30min ás 17h, para conhecer os materiais expostos pelos associados da Assintecal no Inspiramais 2018. O propósito é auxiliarempresas na busca de novos fornecedores, e de inspirações para suas coleções. Os atendimentos serão individualizados e agendados antecipadamente. Entre os materiais que poderão ser vistos, estarão tecidos, couros, enfeites, saltos e solados.

Seminário Comercial – 18 e 19 de setembro
O Seminário Comercial terá dois eventos este ano. No dia 18, Mauricio Di Bonifacio falará na sede da ACI NH (rua Joaquim Pedro Soares, 540, Novo Hamburgo/RS) a partir das 17h, sobre  “Canal de Venda B2B Digital e seu uso na Indústria Calçadista”. No dia 19 de setembro, quarta-feira, das 8h às 10h, o Seminário Comercial, realizado pela Fenac e pelo Sebrae, trará  um palestrante de renome nacional, para falar sobre vendas. “Estratégias inteligentes: transforme dificuldades em vendas” será o tema, a ser abordado por Ricardo Felipe Lemos. A palestra será realizada no Auditório 2 da Fenac (rua Araxá, 505, Novo Hambugo/RS). As inscrições são gratuitas e devem ser confirmadas pelo e-mail wesleyc@sebraers.com.br. Os organizadores solicitam a doação de alimentos não perecíveis – a arrecadação será doada para a Horta Comunitária Joanna de Ângelis.

FF Meeting – Encontro de Parceiros – 24 de setembro
O FF Meeting é um encontro de entidades representativas do setor coureiro-calçadista e entidades de setores afins, com o objetivo de criar engajamento e debater a Indústria 4.0 no Brasil e no mundo. Promovido pela Abrameq, o FF Meeting – Encontro de Parceiros, será realizado no dia 24 de setembro, segunda-feira, das 13h30 às 15h30, no Salão de Eventos do IBTeC (rua Araxá, 750). O encontro é apoiado por Abicalçados, CICB e Assintecal. 

Análise de Cenários – 25 de setembro
“Análise de Cenários” é uma atividade que já faz parte da tradição da Abiclaçados, Assintecal e CICB. Trata-se de encontro semestral, com empresários e lideranças do setor calçadista, para debater o cenário econômico, político e social, projetando o cenário para o próximo semestre. O doutor em Economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, Marcos Lélis, será o palestrante, no dia 25 de setembro, das 18h30 às 20h30, no Hotel Locanda (rua Wendelino Henrique Klaser, 35, Novo Hamburgo/RS). As inscrições são gratuitas para os associados da Abicalçados, Assintecal, CICB, IBTeC, Abrameq e Abiacav. Os não-sócios pagam R$ 50,00. Inscrições no link: https://goo.gl/forms/6A4WEiO1j44hOdSC3

4º Forum IBTeC de Inovação – 26 de setembro
O 4º Forum IBTeC de Inovação, marcado para as 16h30 do dia 26 de setembro, no Hotel Locanda, tem como proposta disseminar o conceito de inovação através de palestras e debates, agregando novos conhecimentos, perspectivas e inspirando os setores envolvidos, a fim de promover a inovação como um diferencial competitivo para a disseminação de conhecimento e inspiração para empresas do setor coureiro-calçadista, confecção, têxtil e EPIs. A programação se iniciará com a premiação dos vencedores do IBTeCHDAY, a maratona tecnológica promovida pelo IBTeC no dia 16 de setembro. Em seguida, Márcio Belli, diretor da Operacional Solution, fará a primeira palestra da tarde, falando sobre “Gestão informatizada da manufatura e a indústria 4.0”. Na sequência, será apresentado o Painel Exclusivo Debates, com mediação da jornalista Mary Silva. Para o encerramento do Fórum, o IBTeC trará Marcelo de Elias, um dos maiores especialistas em gestão de mudanças e inovação no país. Palestrante internacional, requisitado como referência em futuro e as mudanças que a inovação nos apresentará nos próximos anos, já foi assistido por mais de 25 mil, em mais de 100 cidades no Brasil e no exterior. 

FF EXCHANGE – 27 de setembro
Para finalizar a programação da Semana do Calçado, Abicalçados, Abrameq, Assintecal e CICB realizarão no dia 27 de setembro, o evento FF Exchange – novos negócios para a indústria coureiro calçadista. O FF Exchange é uma rodada de negócios que tem o objetivo de fomentar relacionamento entre empresas e fornecedores do setor coureiro-calçadista visando geração de negócios que solucionem os gargalos do setor. O evento será realizado no formato de rodadas no modelo speed dating, pelo qual as empresas de fornecedores (nesta edição das áreas de gestão e TI, e-commerce e manufatura avançada) terão três minutos para apresentar seus serviços e produtos às âncoras (calçadistas, curtumes e empresas de máquinas e componentes). O FF Exchange será realizado das 14h às 16h, na sede do IBTeC (rua Araxá, 750, Novo Hamburgo/RS). Mais informações e inscrições no site http://www.abicalcados.com.br/ffexchange