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Criação de valor de marca é tema de workshop para calçadistas

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, não somente em termos de produtos, mas também na prestação de serviços diferenciados que tornem a compra uma experiência relevante, os calçadistas estão buscando ferramentas de diferenciação na criação de valor de marca. O assunto foi tema de workshop realizado durante o dia de ontem, 8, na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em Novo Hamburgo/RS.

Ministrado pelo designer e diretor da D+E Branding, Vinícius Prado, o workshop destacou a importância da criação de imagem para a marca como forma de criação de valor e incremento das vendas. “É preciso criar uma história”, disse. Segundo ele, o primeiro passo é criar uma percepção positiva que garanta a primeira venda. “A qualidade, por si só, não garante a venda, o que garante é a percepção que o consumidor vai ter. Cerca de 90% do ato de compra é emoção, é um instinto primitivo”, acrescentou Prado, ressaltando que é preciso desenvolver uma memória afetiva no cliente. 

A criação de uma “persona” identificada com a marca é outro passo importante, pois é o consumidor com o qual a empresa vai conversar, ficar mais próxima e criar um vínculo emocional. Neste ponto, Prado dividiu os clientes em três segmentos da pirâmide: os premiuns, no topo com 10% das pessoas; o medianos, com 30%; e a base, massificada, com 60%. Segundo ele, é importante estar atento à pirâmide de consumo tanto para elaborar um mix de produtos, contemplando todos os segmentos, quanto para a comunicação da marca. Cada consumidor exige um tipo de abordagem. O próximo passo, é contar a história da empresa, sempre do ponto de vista do que o cliente quer ouvir. “Os clientes não estão nem aí para você. Na abordagem, fale menos da empresa e mais dele e depois que criar um vínculo passe a falar do produto”, ressaltou. 

Prática
Antes da apresentação dos conceitos, Prado realizou uma primeira rodada de vídeos com os participantes. Nele, os calçadistas tinham que apresentar suas marcas em um minuto. A diferença ficou evidente nos últimas apresentações, já na noite, quando os mesmos já haviam criado um discurso de acordo com as dicas fornecidas, com a segmentação de cada tipo de cliente, a criação das “personas” e com uma abordagem focada no consumidor. “Os workshops promovidos pela Abicalçados têm essa missão, de aliar a teoria à prática. Os resultados da oficina ficaram evidentes nos vídeos antes e depois da apresentação do tema”, avaliou o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein. 

Mídias sociais
No próximo dia 19, a Abicalçados e a Share promovem o workshop Social Shoes, também na sede da entidade calçadista. O evento, que será ministrado por Andrey Dutra, Head de Conteúdo na Paim Comunicação, terá como foco as mídias digitais e como se pode utilizar as ferramentas de maneira a engajar fãs - e consumidores - para a marca. O investimento é de R$ 499 para público geral e R$ 399 para associados da Abicalçados. As inscrições estão abertas até o dia 15 no site https://bit.ly/2IKYVH8