Notícias

Completando 15 anos, a Merkator comemora o sucesso da Zero Grau

“Trezentos expositores guerreiros”. Desta forma, a diretora de Relacionamento com Mercado da Merkator, Roberta Pletsch, resume a edição 2018 da Zero Grau, feira que encerrou hoje, dia 21, em Gramado/RS, com mais de 14 mil visitantes técnicos, sendo cinco mil desses lojistas dos principais mercados brasileiros. Segundo ela, em ambiente econômico complicado, as empresas apostaram - certo - suas fichas no evento. 

Surpreendendo, especialmente pelo contexto de baixa demanda interna, a feira foi um sucesso também em negócios. Para o diretor da Merkator, Frederico Pletsch, existe uma retomada de confiança visível nos corredores do Serra Park, o que se refletiu em negociações tanto de calçados para a pronta entrega (alto verão) como de lançamentos de outono-inverno. “Existe uma demanda reprimida. A maior aposta é o Natal, que sendo bom, como pensamos que será, deve indicar uma retomada do varejo para 2019”, avalia o empresário, que trata como indicativo para o sucesso da mostra gaúcha a procura para contratação de espaços na 40 graus, feira também promovida pela Merkator, que nesta oportunidade ocorrerá em João Pessoa/PB entre 4 e 6 de fevereiro de 2019. “As empresas estavam aguardando a Zero Grau. Como perceberam o ambiente favorável, já marcaram presença na próxima feira”, acrescenta Pletsch. 

Internacionalização
Entre os mais de 14 mil visitantes, chamou a atenção a presença de 200 importadores, maior número já registrado na feira gaúcha. A maior parte deles era proveniente do Equador e Bolívia. 

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) foi parceira do evento, trazendo compradores dos grupos colombiano Bata e Totto. A iniciativa foi viabilizada por meio do Brazilian Footwear, programa mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

A próxima Zero Grau acontece entre os dias 18 e 20 de novembro de 2019, também no Serra Park, em Gramado/RS. 

 

 

 

Foto: Dinarci Borges/Divulgação