Abinforma Notícias

Calçadistas recebem certificação de sustentabilidade

De olho nos movimentos do mercado consumidor, especialmente de calçados, indústrias do setor têm se mobilizado em prol da adoção de modelos mais sustentáveis de produção. Conforme pesquisa da GS&MD – Gouvêa de Souza com 9 mil pessoas em todo o mundo, a sustentabilidade tem sido critério de compra para mais da metade dos consumidores do planeta.  Para certificar a sustentabilidade no setor, foi criado, em 2013, o programa Origem Sustentável, uma parceria entre a Abicalçados e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), com a gestão do Instituto by Brasil (IBB).

 

No último dia 25 de abril, durante a realização do Prêmio Direções (material encartado nesta edição), receberam a certificação as empresas Piccadilly Company e Vulcabras Azaleia, que se somaram à Bibi. Para a Piccadilly Company, certificada no nível Ouro na unidade de Igrejinha/RS, com as novas práticas foi possível obter um aproveitamento médio de 20% das aparas de sintéticos gerados no processo produtivo, o que gerou ganhos financeiros e ambientais para a empresa.  Mais do que isso, a partir da reutilização de resíduos industriais para o tratamento de esgoto sanitário, a empresa obteve uma economia de 32%. “O objetivo da empresa sempre foi de fortalecer a sustentabilidade no processo produtivo, o que agora é certificado por meio do programa”, avalia a técnica em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da empresa, Morgana Marca.

 

A Vulcabras Azaleia, unidade Ceará, também comemora a certificação nível Ouro, pois entende que terá ganho de imagem no mercado. “Trabalhamos com o conceito há muito tempo, mas agora decidimos pela certificação, pois entendemos que poderá trazer retornos financeiros e ambientais para a empresa”, comenta Luiz Otávio Goi Júnior, gerente do Sistema de Gestão da empresa.

 

Já para a Bibi, empresa com certificação nível Diamante na unidade de Parobé/RS, a partir da implantação de processos, foi possível a análise e monitoramento de fornecedores nos processos de gestão ambiental e trabalhista, e no desenvolvimento de produtos sem toxidades (substâncias restritas). Além disso, houve um aumento de 62% na utilização de adesivo à base d’água, entre outros ganhos.

 

Para saber mais sobre o programa acesse www.abicalcados.com.br/origemsustentavel.