Notícias

Calçadistas participam de circuito de feiras nos Estados Unidos

De olho no maior mercado para calçados do mundo, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do programa Brazilian Footwear, mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), desembarca nos Estados Unidos em fevereiro. No total, 30 marcas de calçados participam das feiras FN Platform (Las Vegas), Playtime (Nova Iorque), Sole Commerce (Nova Iorque) e Atlanta Shoe Market (Atlanta).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Ruisa Scheffel, avalia que existe um otimismo com a participação, mesmo com o arrefecimento da guerra comercial instalada entre Estados Unidos e China, que favoreceu o calçado brasileiro ao longo de 2019. “Os Estados Unidos representam um mercado bastante complexo para o calçado, que deve ser trabalhado de forma customizada, de acordo com a estratégia e maturidade de cada marca. A ideia de fazer o circuito de feiras, pela primeira vez no âmbito do Brazilian Footwear, é justamente trabalhar as marcas de acordo com cada necessidade, pois são mostras que atendem regiões e nichos diferentes”, explica Ruisa, ressaltando que o Brasil “voltou ao radar das grandes marcas norte-americanas”.

O circuito inicia com a participação de 23 marcas na FN Platform, feira que teve participação do Brazilian Footwear no ano passado e gerou US$ 3,7 milhões. A mostra, que acontece entre 5 e 7 de fevereiro, em Las Vegas, trabalha com todos os segmentos de produtos, desde os mais comerciais até os de maior valor agregado, e atinge principalmente a Costa Oeste dos Estados Unidos e América Central. Participam da mostra as marcas Ipanema, Zaxy, Rider, Cartago, Carrano, Vicenza, Petite Jolie, Ala, Zatz, Pegada, Offline, Suzana Santos, Renata Mello, Shoetherapy, Smidt Shoes e Invoice.

A segunda parada é na Playtime, em Nova Iorque, feira focada no mercado infantil, não somente no segmento calçadista. Nesta participação, o Brazilian Footwear tem a parceria do Texbrasil, programa de internacionalização da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit) e da Apex-Brasil. A mostra, que acontece entre 9 e 11 de fevereiro, tem um perfil mais conceitual, de artigos de alto valor agregado. Participam da feira as marcas Tip Toey Joey, Petit Cherie e Mon Sucre.

Também na metrópole norte-americana, o Brazilian Footwear promove a participação das marcas Ferri, Guilhermina, Vicenza, Carrano e Paula Torres na Sole Commerce, entre os dias 11 e 13 de fevereiro. A mostra tem foco no segmento de calçados femininos de maior valor agregado e acontece simultaneamente à Coterie (vestuário) e à Children's Club (infantil), a última com participação da Klin, também com o apoio do Brazilian Footwear.

Encerrando o circuito de feiras nos Estados Unidos, o Brazilian Footwear apoia a participação de 15 marcas na Atlanta Shoe Market, de 15 a 17 de fevereiro, em Atlanta, uma mostra regional em franco crescimento exclusiva de distribuidores. Participam da mostra as marcas Rider, Cartago, Ipanema, Zaxy, Usaflex, Petite Jolie, NMD Brazil, Piccadilly, Offline, Cocco Miami, Klin, World Colors, Shoetherapy, Bottero, Anatomic & Co, So.Sí e Anatomic Gel.

Estados Unidos
Considerado o principal consumidor de calçados do mundo, com consumo per capita de mais de 7 pares por ano, os Estados Unidos são o principal destino do calçado brasileiro no exterior. No ano passado, os norte-americanos importaram 12 milhões de pares verde-amarelos, que geraram US$ 197,5 milhões, altas de 10,5% em volume e de 18,4% em receita no comparativo com 2018.  


 


Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear.

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br.