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Calçadistas conhecem detalhes do perfil do varejo brasileiro de calçados

Durante os meses de outubro e novembro, a Couromoda, com o apoio da Abicalçados, promoveu um Road show pelos principais polos calçadistas brasileiros para apresentar a 3ª Pesquisa Perfil do Varejo Brasileiro do Calçado. A apresentação percorreu os polos de São João Batista, Novo Hamburgo, Franca e Birigüi. No último dia 16 de outubro, na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo/RS, a promotora apresentou o levantamento para um público de mais de 60 pessoas. 

Na oportunidade, o diretor do Fórum Couromoda, Airton Manoel Dias, detalhou o estudo realizado com 467 lojas, que representam mais de 2,2 mil pontos de venda em todo o Brasil. Na abertura da apresentação, o diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos, destacou a importância de compartilhar as informações da pesquisa com as empresas do setor e a confiança da companhia na retomada eminente do crescimento do setor. “Após as eleições, o mercado vai começar a movimentar-se novamente. Em seguida, terá início o melhor período de vendas do ano, o que terá reflexos sobre os negócios durante a feira e o ano. 2019 certamente será um ano positivo para toda a cadeia produtiva”, afirmou Santos, acompanhado do presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein.

Na sequência, Dias mostrou as mudanças que o varejo calçadista brasileiro registra desde a última edição da pesquisa, em 2014. Em cerca de quatro anos, apesar das dificuldades econômicas, o segmento cresceu, modernizouse e profissionalizou-se.

Crescimento do digital
Conforme o documento, a evolução no período evidencia-se no crescimento das vendas digitais, que já são feitas por 29,8% das lojas (ante 11% em 2014), na utilização de sistemas de gestão próprios ou de terceiros (64,6% das lojas) e na redução do estoque (em 2014, era de 114 dias; hoje, é de 96), o que impõem mudanças na política de distribuição das indústrias calçadistas. Outros dados que a pesquisa aponta são a queda acentuada das lojas mistas (de 63% em 2014 para 29% em 2018) e a formação de pequenas redes estaduais de dois a cinco pontos de vendas, que ganham espaço no mercado. “Redes estaduais com este perfil já são 213 e as nacionais totalizam 19. Já as lojas com apenas um ponto totalizam 235. Estas e outras informações importantes são fundamentais para as indústrias se prepararem melhor para vender mais”, enfatizou Dias. 

A Pesquisa Perfil do Varejo Brasileiro do Calçado tem apoio oficial da Abicalçados e da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac). O levantamento será apresentado na íntegra em evento que antecede a Couromoda, no próximo dia 13 de janeiro de 2019. Após, será disponibilizada no portal da promotora.