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Brazilian Footwear é renovado por mais dois anos

O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) foi renovado. O anúncio ocorreu durante a Francal, em São Paulo, no último dia 4 de junho.

O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, comemora o fato de que, a partir de junho as empresas associadas ao programa terão a garantia de participar de ações de promoção comercial e de imagem nos próximos dois anos. “O processo de renovação não foi fácil, exigiu trabalho conjunto entre as equipes da Abicalçados e da Apex-Brasil, mas saiu. Entendemos que a Apex-Brasil, por utilizar recurso público do Governo Federal, deve mesmo fazer um pente fino, levando em consideração os resultados dos valores despendidos”, avalia. Segundo ele, a Apex-Brasil foi sensibilizada quanto à relevância do programa para o setor calçadista nacional, que emprega, diretamente, mais de 300 mil pessoas. “A exportação de calçados é muito relevante para as empresas, sustenta famílias e gera divisas para o País”, justifica.

Conforme levantamento da Abicalçados, no mais recente convênio, do biênio 2017/2018, foram gerados mais de US$ 400 milhões (calculando com valor médio do dólar em cada ano, aproximadamente R$ 1,2 bilhão) em ações realizadas pelo Brazilian Footwear. No total, o aporte foi de R$ 36 milhões, ou seja, o retorno foi de R$ 33 para cada R$ 1 investido pelo programa.

A gestora do Projeto na Apex-Brasil, Deborah Rossoni, destaca a importância do Programa no desenvolvimento das marcas brasileiras no mercado internacional. “Criado no ano 2000, o projeto atende mais de 260 empresas, que venderam US$ 752,2 milhões para 144 países em 2018”, conta.

Convênio atual
De acordo com o convênio atual, serão investidos R$ 30,8 milhões em ações de promoção comercial e de imagem no âmbito internacional nos próximos dois anos. Desses, R$ 16,6 milhões são provenientes da Apex-Brasil e R$ 14,2 milhões são contrapartida das empresas participantes do Programa. O valor será investido em ações de internacionalização do calçado brasileiro, com foco nos mercados-alvo dos Estados Unidos, Peru, Reino Unido, França e China. Além desses, serão realizadas ações na Itália.

As próximas feiras marcadas para ocorrerem por meio do programa são a FN Platform, de 12 a 14 de agosto, em Las Vegas (EUA), e a Micam, em Milão (Itália), entre 15 e 18 de setembro.