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[ARTIGO] As boas notícias que embalaram a Francal

A 51ª edição da Francal, que ocorreu no início de junho, foi especial. Especial porque além dos bons negócios, da movimentação e da receptividade ao novo conceito da feira, ela foi portadora de boas notícias. A primeira delas, que inclusive me impediu de estar presente na coletiva de imprensa da Abicalçados no evento (matéria na página 3), é a da renovação do convênio para a manutenção do Brazilian Footwear. Depois de um trabalho importante da equipe da Abicalçados e da análise criteriosa dos técnicos da Apex-Brasil, garantimos mais um biênio de investimentos de mais de R$ 30 milhões em ações de promoção comercial e de imagem para o nosso calçado no exterior.

Outra notícia positiva foi trazida pelo governador de São Paulo, João Doria. Segundo ele, a Reforma da Previdência está avançando no Congresso Nacional, com o apoio de estados importantes da Federação e a questão deve ter um desfecho até agosto.

A Reforma da Previdência, por si só, não vai resolver todos os problemas brasileiros, que envolvem, acima de tudo, problemas de infraestrutura logística, uma alta carga tributária, excessos de regulamentações e burocracia, o chamado Custo Brasil. Porém, a Reforma em análise dará uma importante sinalização para o mercado, de que o País está, finalmente, entrando em rota de controle e ordenamento das contas públicas, tão relegadas anos a fio.

A Reforma da Previdência não terá um impacto direto no setor, mas certamente irá trazer mais investimentos, tanto privados quanto públicos, que andam de lado há pelo menos cinco anos. Com investimentos, que só retonarão quando colocarmos a casa em ordem, a economia voltará a girar, gerando desenvolvimento, emprego, renda e consumo, o grande motor do setor calçadista brasileiro e que absorve mais de 85% da produção setorial (hoje em torno de 940 milhões de pares).

Cabe a nós, enquanto entidade representante do setor calçadista nacional, apoiar a Reforma, que certamente nos conduzirá a dias melhores ainda este ano, confirmando as expectativas de uma retomada mais relevante no consumo doméstico. 

 

 

Heitor Klein
Presidente-executivo da Abicalçados